Artigos

3ª temporada de Dark: data, elenco, teorias e tudo o que sabemos até agora

Dark é um dos maiores sucessos da Netflix de língua não-inglesa e tida por muitos com a melhor de toda a plataforma.

Com muitas reviravoltas e uma linha do tempo complexa (clique aqui para entender), a série deixou os fãs extasiados com o final da segunda temporada.

Neste texto teremos spoilers, portanto, bastante cuidado ao ler.

Haverá uma terceira temporada de Dark?

Poucas semanas antes da estréia da segunda temporada em maio de 2019, o showrunner da série Baran bo Odar anunciou que a terceira e última temporada de Dark iria acontecer. Ele escreveu: “É oficial! Estamos trabalhando na terceira temporada do Dark. É o ciclo final dessa grande jornada. Sempre tivemos três temporadas em mente quando desenvolvemos o Dark”.

Pode ser triste que a série já esteja chegando ao fim, mas, como os seus ciclos fecham em três, faz sentido que Dark termine justamente na terceira temporada.

O diretor da série Baran bo Odar veio através de seu Instagram confirmar que as gravações desta última temporada estão oficialmente finalizadas.

  • Quando vai ao ar?

A primeira temporada chegou em dezembro de 2017, mas os fãs tiveram que esperar mais de um ano e meio pela segunda temporada, que estreou em 21 de junho de 2019, o dia em que Michael (que também é Mikkel) morreu por suicídio e deu o pontapé inicial na história.

A pouco tempo, terceira temporada finalmente ganhou seu primeiro teaser e data de estreia confirmada: 27 de junho, o dia do apocalipse.

As filmagens da série foram finalizadas em dezembro de 2019 e, segundo o próprio Baran bo Odar, a pandemia atual não interferiu na pós-produção e no lançamento da temporada.

Quem do elenco estará de volta?

O Hollywood Reporter informou em junho que muitos do elenco atual da série voltarão para a terceira temporada. Isso inclui Louis Hofmann como o Jonas jovem, Jordis Triebel como Katharina, Lisa Vicari como Martha, Mark Waschke como Noah, Andreas Pietschmann como Jonas mais velho e Lea van Acken como a garota sem nome do futuro. Também estarão Barbara Nusse, Hans Diehl, Jakob Diehl, Nina Kronjager, Sammy Scheuritzel e Axel Werner.

De qualquer forma, é realmente um caso de esperar e ver no momento do lançamento quem mais estará na série (que promete MUITAS novidades também dentre os novos personagens).

O que acontecerá na terceira temporada? (com spoilers)

A terceira temporada tende a ser a mais complexa até então. Principalmente pelo o fato de que tudo o que veremos nela será inédito até então.

Em entrevista ao IndieWire, o showrunner Jantje Friese disse: “A ideia básica da terceira temporada era algo que já tínhamos em mente quando começamos. Também existem muitas coisas na primeira temporada que sugerem a terceira temporada. Além disso, pensamos em colocar algumas das coisas que estão agora na 3ª temporada na 2ª temporada, mas depois voltamos atrás. Então, basicamente, agora tudo o que resta sairá na terceira temporada ”.

Esta foi uma resposta extremamente vaga – e até mesmo confusa, mas é possível que Friese esteja se referindo à revelação final da segunda temporada sobre as múltiplas dimensões. Embora Martha tenha sido morta por Adam no final, uma das cenas finais do episódio mostra uma versão alternativa dela chegando e dizendo a Jonas: “Eu não sou quem você pensa que sou”, e quando perguntada de que hora ela é, ela diz: “A questão não é a que horas, mas de que mundo”, antes que ela o leve para algum lugar ainda desconhecido. Dessa forma, eles decidiram que explicariam os universos múltiplos apenas no que está por vir.

Agora que vimos que existem estas realidades alternativas, precisamos saber 1) Para onde Jonas foi e 2) Como essas outras dimensões se encaixam na trama como um todo. A existência deles poderiam colocar os vários ciclos nos trilhos? Seja qual for o caso, eles certamente serão importantes.

  • Perguntas a serem respondidas

Os cérebros por trás da série ainda não compartilharam grandes detalhes sobre a última temporada, mas podemos fazer algumas suposições com base no que vimos até agora.

No final, também vimos um Jonas adulto acionar um dispositivo de viagem ao lado dos jovens Magnus, Franziska e Bartosz, além de vermos a Charlotte adulta ficando cara a cara com a Elisabeth mais velha (que é mãe e filha) através de um buraco de minhoca.

Depois, há Katharina, que abriu a passagem nas cavernas enquanto o apocalipse se arrastava sobre ela, mas novamente, com várias linhas de tempo em jogo, será fascinante ver em que ano ela cairá.

Há também um enorme ponto de interrogação pairando sobre Adam. Seu rosto está marcado após muita viagem no tempo e exposição à radiação, e ele se manteve frio emocionalmente após atirar para matar em Martha, o amor de sua vida. O que fez com que ele mudasse tanto sua personalidade? Algo em específico ou apenas o tempo?

Adam e Sic Mundus foram os responsáveis pelo o sucesso o apocalipse em 2020 como parte de sua busca por “libertar o homem das restrições impiedosas do tempo” e “acabar com o mundo como o conhecemos”.

Durante uma entrevista ao Vulture, Friese discutiu a probabilidade de que alguns dos viajantes do tempo terminem o ciclo com sucesso.

“Eles acham que sabem como isso funciona, mas não sabem”, disse ela. “Eles ainda são humanos. Eles nunca serão capazes de superar seus anseios internos, seu ego. Eles precisariam quebrar completamente sua estrutura do ego para ter uma ideia. Nós a mantemos ambivalente. E isso pode acontecer nos dois sentidos. Mas eu não direi se há esperança ou caos no final”.

No fim, parece que nem Adam faz ideia no que está se metendo. De acordo com que disse a criadora, ninguém sabe, apesar de pensarem que são os novos “Deuses”.

É importante ressaltar que na entrevista ao The Hollywood Reporter, Baran bo Odar e a co-criada Jantje Friese tranquilizaram os fãs afirmando que tudo será explicado:

“Teremos respostas às questões que os nossos espectadores têm feito e ajudaremos a desvendar a história através do tempo.”

Já tem trailer da terceira temporada?

Dia 26 de maio, 33 dias antes do lançamento da temporada, a Netflix lançou o trailer oficial. Assista:

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também