Artigos

Quem é Morgana em Cursed – A Lenda do Lago, série da Netflix?

Cursed – A Lenda do Lago, série com Katherine Langford, traz uma releitura da lenda do Rei Arthur. Uma de suas maiores características é dar mais ênfase nas personagens femininas da famosa lenda. Por isso, vamos explicar quem é Morgana Le Fey , interpretada por Shalom Brune-Franklin. Esta personagem é muito famosa na lenda de Arthur, apesar de ter tido pouco destaque desde então. Ela já teve várias versões aos longos dos contos, por isso, é preciso atenção para não confundir.

Em Cursed – A Lenda do Lago, Morgana é a irmã de Arthur. Ela vive como freira na Abadia de Yvoire e usava o nome de Igraine, então descobrimos que elas são a mesma pessoa. Mais tarde acaba ajudando a Fey a escapar do massacre dos Paladinos Vermelhos. Segundo a lenda arturiana, Morgana, mais conhecida como Morgana Le Fey, é reconhecida como irmã de Arthur, embora seja meia-irmã. Nas Brumas de Avalon, acredita-se que ela seja filha de Igraine (e não a mesma pessoa, como é na série) e seu primeiro marido, Gorlois.

Continua após a publicidade

Depois que Uther matou Gorlois e se casou com Igraine, que mais tarde deu à luz Arthur, Morgana foi enviada para um convento. Foi lá que ela entrou em contato com a arte da magia e do sobrenatural. Ela também é creditada como uma grande curandeira. Em outras versões, a presença de suas habilidades mágicas é atribuída ao fato de ela ser uma deusa, uma bruxa ou até uma fada. Em outra versão, ela é conhecida por ter aprendido magia com Merlin e também é responsável por prendê-lo em uma caverna. Em algumas versões, ela também se envolve romanticamente com o feiticeiro.

Na série, sentimos uma distância entre Morgana e Arthur. Ela o culpa por abandoná-la quando eram crianças. Nas lendas, Morgana e Arthur são, muitas vezes, encontrados trabalhando um contra o outro. Ela planeja roubar o trono do rei. Certa vez, ela chega a roubar a Excalibur e dar a um de seus amantes para derrubar Arthur. Ela também é contada como a razão da queda de Arthur. No entanto, no final da história, eles se reconciliam e é ela quem o leva a Avalon para curar suas feridas da Batalha de Camlann.

Ela é casada com Urien, apesar de ser infeliz. Também é conhecida por ter tido muitos amantes ao longo de sua vida, mas seu coração está com Lancelot, que é o que a torna hostil em relação a Guinevere, a esposa de Arthur, que tem um caso com o cavaleiro. A personalidade promíscua de Morgana lhe dá um ar de vilã. Mas a série deixa isso de lado, atualizando suas preferências românticas e sua personalidade. Mas não é só isso que eles mudam.

Em Cursed, Morgana finalmente mata a Viúva e, como resultado, se torna ela. Anteriormente, ela também é tocada por Cailleach, que lhe dá o poder de se comunicar com os mortos. Nas lendas, não existe esse arco em sua história. Mas as coisas ficam sombrias para ela. Em uma das versões da lenda, Arthur tem um relacionamento incestuoso com ela, que leva ao nascimento de um filho chamado Mordred. É profetizado que ele seria o motivo da queda de Arthur, razão pela qual ele tenta matar o bebê. Filho ou não, Mordred se torna o motivo da queda do império de Arthur. Ele toma o poder, enquanto Arthur persegue Lancelot por ter um caso com sua esposa.

▶ Pessoal, agora temos um canal no YouTube e ele está maravilhoso! Duvida? Então clica aqui e se inscreve, vai ajudar muito!

Deixe seu comentário

Leia também