1899 é uma continuação de Dark? As duas séries estão conectadas?

1899 é a nova série de suspense e terror da Netflix, dos mesmos criadores de Dark, Jantje Friese e Baran bo Odar, e promete ser outro sucesso.

Apesar de ser uma produção alemã, a série terá como língua principal o inglês e conta com oito episódios.

Na série, nós acompanhamos as circunstâncias misteriosas em torno de uma viagem de um navio de imigrantes, o Kerberos, da Europa para Nova York.

Os passageiros, de diferentes origens e nacionalidades, estão unidos por suas esperanças e sonhos para um novo século e seu futuro no exterior. Quando descobrem um segundo navio à deriva em mar aberto que desapareceu há meses, sua jornada toma um rumo inesperado.

O que eles encontram a bordo transformará sua passagem para a terra prometida em um enigma de pesadelo, conectando o passado de cada passageiro através de uma teia de segredos.

LEIA TAMBÉM

Logo quando a série foi anunciada, por ser dos mesmos criadores de Dark, muita gente ficou achanado que as duas séries poderiam estar conectadas.

1899 é uma continuação de Dark?

Não, 1899 não é uma sequência de Dark, e os conceitos das duas séries são totalmente diferentes.

Enquanto que Dark é uma série de viagem no tempo, 1899 gira em torno dos temas de saúde mental, sonhos e simulações.

Durante entrevista à Entertainment Weekly, os criadores disseram que 1899 não envolve nenhuma viagem no tempo, e se passa em apenas uma época, enquanto que Dark se passa em várias épocas, de 1888 a 2053.

Além disso, a série de viagem no tempo é bem lenta, em que as reviravoltas e revelações se desenrolam em um ritmo constante. Já 1899 é repleta de ação e as revelações são menos sutis.

A linguagem é outro fator diferenciador. Dark é uma série alemã dublada em outros idiomas, e 1899, apesar de também ser alemã, possui vários idiomas, incluindo dinamarquês, francês, inglês, alemão, cantonês e outros.

Embora existam diferenças significativas entre as duas séries, também existem algumas semelhanças.

Para saber mais sobre a série:

Ambas compartilham uma semelhança quando se trata de como a narrativa mais ampla é estruturada e como os arcos dos personagens se encaixam nela.

Por exemplo, em Dark, vemos as histórias de fundo de vários personagens agindo como pontos que os escritores conectam de diferentes ângulos. Os segredos que eles guardam do mundo se desenrolam lentamente diante de nós, adicionando contexto à percepção do público, e em 1899 parece bem familiar neste aspecto.

Os vários migrantes e seus traumas se desenrolam à medida que a narrativa avança, o que nos ajuda a entender sua dinâmica com as pessoas ao seu redor. Suas histórias de fundo às vezes atuam como reviravoltas que mudam a visão do público sobre o personagem e seu papel no esquema maior das coisas.

Em um vídeo dos bastidores da Netflix, Baran bo Odar mencionou como Dark e 1899 são quebra- cabeças por si só. Ambos imergem o público e o obrigam a tentar resolver o mistério por trás da história.

Outra semelhança é o uso de símbolos. O simbolismo e o significado oculto estão profundamente entrelaçados nas narrativas das séries.

“Sempre trabalhamos com símbolos e objetos, e sempre temos um objeto específico que está vinculado a um personagem. E então tentamos encontrar um mundo de símbolos que estejam todos ligados ao nosso tema. Lentamente, você constrói sua própria mitologia e conjunto de regras”, explicou Jantje Friese.

Assim, se olharmos para as semelhanças e diferenças entre as duas séries, é seguro dizer que 1899 não é uma continuação de Dark. As histórias são totalmente diferentes em conceito, mas compartilham alguns tropos de narrativa.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Sou Natália: uma UX Designer apaixonada por filmes e séries de suspense e ficção científica. Aqui no site, crio um conteúdo de fã para fã, explorando os assuntos mais procurados da cultura pop.
Deixe seu comentário

Leia também