Parasita, final explicado. Quem são os verdadeiros parasitas no filme? Entenda!

Parasita, o final explicado

Vencedor de quatro Oscars, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme, Parasita de Bong Joon-Ho é uma sátira do conflito de classes e da desigualdade de riqueza.

No filme toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.

Afinal de contas, quem eram os verdadeiros Parasitas?

O final explicado

Tudo parecia indo muito bem para a família de Ki-taek. Os Parks não descobriram que ele e seus familiares estavam infiltrados em sua casa, suas vidam estavam melhorando, até que eles descobrem que Moon-gwang está escondendo seu marido, Geun-se, no porão dos Parks.

Muita confusão acontece depois daí: Geun-se escapa do porão, causa um ferimento na cabeça de Ki-woo e mata Ki-jung, e é morto por Ki-taek, que também mata o patriarca da família Park, Park Dong-ik, depois que ele recua ao “cheiro de pobre” de Geun-se.

Ki-taek então foge. Ninguém sabe para onde Ki-taek foi, mas Ki-woo descobre que uma luz na casa de Parks, para onde eles se mudaram e outra família se mudou, está piscando em código Morse. Ele decifra o código e descobre que Ki-taek está vivo e agora vive no porão.

Em seguida, vemos uma sequência em que Ki-woo planeja ganhar dinheiro suficiente para comprar a casa e libertar seu pai. No entanto, as cenas de Ki-woo comprando a casa a seguir estão apenas na cabeça de Ki-woo.

parasita

Somos trazidos de volta à realidade pelas cenas finais do filme, não de Ki-woo em casa libertando seu pai como parte de sonho. O filme termina com Ki-woo de volta ao seu próprio porão, tão preso quanto seu pai, mas por circunstâncias econômicas ao invés de legais.

Mas é isso que torna o final um soco no estômago: é sobre uma fantasia. Sabemos que Ki-woo nunca ganhará dinheiro suficiente para comprar a casa porque Parasita mostra que a ascensão social é algo quase impossível.

Os Kim não são uma família “preguiçosa” que simplesmente evita o trabalho duro. Eles podem ser coniventes e dúbios, mas não esperam que outros façam seu trabalho por eles, o que é mais parecido com os Parks.

A posição dos Kim na vida está definida, e é somente através da duplicidade que eles podem chegar perto da riqueza que os Parks possuem. Por sua vez, o filme pergunta se os Parks – idiotas ricos que dependem de uma classe baixa – não são os verdadeiros “parasitas”, que não dão nada em troca e realmente não se importam com ninguém além de si mesmos.

Quando as favelas ficam inundadas e as pessoas que perderam o pouco que tinham estão dormindo em uma academia, os Parks estão mais preocupados com uma festa de aniversário com tema de Cowboys e índios para Da-song.

A tristeza do final é que a única maneira de libertar Ki-taek é impossível. Certo, ele poderia simplesmente se entregar, mas então ele simplesmente estaria em outra prisão ou receberia a pena de morte, então ele poderia muito bem ficar no porão.

A prisão da riqueza é o que aprisiona os Kim em primeiro lugar. Sim, eles são “parasitas” em certo sentido, já que se alimentam da rica família Park, mas a riqueza dos Parks nunca chegaria aos Kim.

A ideia de riqueza se torna uma fantasia e uma prisão para a família Kim, algo que eles perseguirão, mas nunca alcançarão. Eles estão presos onde estão – Ki-taek em um porão e Ki-woo apenas capaz de olhar para a casa à distância.

Hoje em dia, fala-se muito sobre “desigualdade de renda”, o que é uma frase estranhamente esperançosa porque implica que podemos apenas reequilibrar a balança de alguma forma por meio de programas econômicos e intervenção governamental.

Parasita é muito mais pessimista, argumentando que a imobilidade econômica é o novo normal, e que aqueles que nascem pobres morrerão pobres e aqueles que são ricos morrerão ricos.

A fantasia de mobilidade econômica ascendente é a fantasia de Ki-woo. Se fosse tão simples quanto ficar rico e comprar aquela casa, por que ele estaria morando em uma favela?

É uma boa ideia que ele poderia ficar rico e comprar a casa para libertar seu pai e todos eles viveriam felizes para sempre, mas isso nunca vai acontecer. Estamos todos presos onde estamos.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também