Curiosidades

O quão velha é Andy, de The Old Guard? Descubra sua idade e de onde ela tem!

Em The Old Guard, novo filme da Netflix, Charlize Theron interpreta Andy, uma guerreira imortal que passou milênios lutando por boas causas e perdendo os amigos que ama.

Andy, ou Andrômeda, é tida como a mais velha do grupo dos imortais, porém, não é falado nunca sua idade real. Andy poderia ter sido uma Amazônia? Eurípides realmente escreveu uma peça sobre ela? Quem era a verdadeira Andrômeda? E quão antiga ela pode ser?

Baseado nos quadrinhos de mesmo nome, The Old Guard segue um grupo de imortais que têm a capacidade misteriosa de curar e voltar dos mortos. Isso não os exclui de sentir dor, no entanto. Portanto, estão fadados a sentir tanto a dor física de cada uma de suas feridas quanto o peso emocional de viver os horrores dos séculos.

A líder du grupo é a Andy de Charlize Theron. Ela é a mais velha do grupo e a primeira a introduzir a mais nova integrante, Nile (Kiki Layne). Enquanto Nile descobre que os amantes Joe (Marwan Kenzari) e Nicky (Luca Marinelli) se conheceram durante as primeiras cruzadas quase um milênio atrás, e Booker (Matthias Schoenaerts) viveu na era napoleônica, a história de origem de Andy ainda continua um mistério. Nós sabemos que ela existe há muito, tanto tempo que até foi adorada como um deus.

Quantos anos Andy tem e quem ela foi?

A resposta simples: Andy tem mais de 6.000 anos. De acordo com os quadrinhos de The Old Guard, ela tem 6.732 anos. Aí está. Caso encerrado!

Porém, o mais complexo é: quem realmente foi a primeira Andrômeda? No filme, somos informados de que o nome e o sobrenome de Andy é “Andrômeda, a Scythian”. Scythian, ou Citas em português, eram um antigo povo Iraniano de pastores nómadas equestres que por toda a Antiguidade Clássica dominaram a estepe pôntico-cáspia, conhecida à época como Cítia.

Agora, vale a pena notar que o nome Andrômeda tem um significado a mais. No grego antigo, Andrômeda significa “combatente dos homens” ou “homem-lutador”. É bastante apropriado para o personagem de Theron em The Old Guard.

A Andrômeda mais famosa era a esposa de Heitor, o príncipe troiano que morreu para Aquiles em uma luta no último dia da Guerra de Tróia. (Eric Bana o interpretou no filme Tróia , em 2004, lembra?) Essa Andrômeda é famosa por ser idealizada como o modelo de esposa grega. Ela era devotada a Heitor, e teve que assistir os gregos, vencedores da guerra, jogando seu bebê nas muralhas de Tróia. Mais tarde, ela se casa com o filho de Aquiles .

Porém, é improvável que a nossa Andy seja esse Andrômeda. Isso porque a esposa de Heitor não era Scythian de nascimento, nem era conhecida como guerreira. Caso a Guerra de Tróia seja verdadeira, o que ainda é bastante debatido entre os historiadores, isso faria de Andy uma mulher de 3000 anos. Apesar de velha, seria a metade do que sabemos ser sua idade.

Outra possibilidade

Há outra Andrômeda, menos conhecida, que teria vivido muito antes da esposa de Heitor. Esta Andrômeda era uma rainha das Amazonas que se destaca pela sua luta contra Heracles (também conhecido como Hércules). Os gregos antigos falavam que elas ficavam localizadas no que hoje é a Ucrânia, exatamente onde estaria a Cítia. Além disso, os arqueólogos modernos descobriram os túmulos de mulheres guerreiras naquela área que alguns estudiosos acreditam que poderiam ter inspirado o mito das Amazonas. Muitos agora consideram as mulheres guerreiras citas como proto-amazonas.

Diante disso, parece muito mais provável que Andy tenha sido a mitológica Andrômeda que lutou contra Heracles e não a que foi casado com o príncipe troiano Heitor. Se estamos assumindo que Heracles era uma figura real que antecedeu a Guerra de Troia, a cultura minóica e a idade do Bronze, então, sim, Andy teria pelo menos 4.200 anos e possivelmente muito mais.

Dessa forma, podemos confirmar que Andy de The Old Guard era provavelmente uma rainha guerreira das Amazonas, conhecida agora como Andrômeda (via Decider).

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também