Artigos

O Gambito da Rainha, série da Netflix, terá 2ª temporada? Saiba tudo!

O mundo do xadrez nunca esteve tão bem representado quanto em O Gambito da Rainha, nova série dramática da Netflix que estreou em outubro de 2020.

Protagonizada por Anya Taylor-Joy, ela atingiu a incrível marca de 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, se tornando uma das séries mais bem avaliadas da história da Netflix. Para os críticos, O Gambito da Rainha é a melhor minissérie de 2020.

Além de Anya Taylor-Joy no papel principal, o elenco também conta com Thomas Brodie-Sangster (Maze Runner) e Harry Melling (Harry Potter). A série foi criada e roteirizada por Scott Frank com Allan Scott (As Bruxas de Roald Dahl).

Enredo de O Gambito da Rainha

A série é baseada no romance The Queen’s Gambit de Walter Tevis. Publicado em 1983, o livro conta a história de ascensão de uma órfã que se transforma numa das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Além de acompanhar a vida e crescimento de Beth Harmon, trata temas como o vício e também o feminismo.

A minisséire Gambito da Rainha segue a história do romance, e mostra como Beth escapa de um orfanato e consegue vencer várias partidas de xadrez, num mundo dominado por homens, até chegar ao campeonato na Rússia. À medida que vai subindo na carreira do xadrez, isola-se cada vez mais do resto das pessoas. O vício, a loucura e a vontade de escapar deste mundo que encontra também são abordados, enquanto a jovem tenta apenas sobreviver.

Um fato curioso é que a atriz teve de aprender xadrez de verdade para o papel e também pesquisou muito sobre alcoolismo. A personagem que interpreta é um génio, mas que também tem os seus demônios.

2ª temporada

O Gambito da Rainha é descrita pela Netflix como uma série limitada, ou uma minissérie. Isso quer dizer que sua história é contada em apenas uma temporada, com começo, meio e fim.

Ao assistir a série, claramente podemos perceber que a história de Beth Harmon é finalizada de forma coesa e emocionante, praticamente sem deixar brechas para uma possível continuação. Dessa forma, a informação que temos até este momento é que O Gambito da Rainha não terá uma segunda temporada por enquanto.

Anya Taylor-Joy declarou em uma entrevista à  Town & Country Magazine que ela estaria aberta para voltar para interpretar Beth, mas ela sente que O Gambito da Rainha terminou de uma maneira perfeita.

“Eu adoro o personagem e certamente voltaria se me pedissem, mas acho que deixamos Beth em um bom lugar”, disse ela. “Acho que o resto da vida dela certamente será uma aventura também, mas na busca que ela segue para encontrar alguma forma de paz, apenas uma forma de ser capaz de ser feliz com quem ela é. Eu acho que termina em um bom lugar. “

O produtor executivo William Horberg também mostrou ao  Town & Country sua disposição em fazer uma possível segunda temporada da série, embora ele também tenha reforçado que não sabe se é a melhor ideia continuar a história:

“A última cena parece uma bela nota para encerrar a série, então não tenho certeza se queremos continuar e responder a essa pergunta. Talvez possamos apenas deixar o público imaginar o que vem a seguir.” 

  • Não há livro para se basear

Além da intenção dos produtores em ser uma minissérie, não há livros para uma segunda temporada poder se basear. O romance de Walter Tevis publicado em 1983 é único, ou seja, caso uma segunda temporada viesse a acontecer, sua história seria inédita. E conforme já vimos por aí, continuar uma série baseada em livros, sem que exista o livro em questão, geralmente cai bastante o nível. Big Little Lies da HBO é um grande exemplo.

Assim, é improvável que O Gambito da Rainha tenha uma sequência pelo vários motivos citados acima. Tendo em vista a qualidade da série, isso é bom, afinal, tivemos episódios fortes e que fazem valer a pena assistir.

Este post será atualizado caso a Netflix opte de fato pro produzir uma segunda temporada.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também