Indústria cinematográfica e vampiros: por que essas criaturas exercem tanto fascínio nos espectadores?

Um dos temas que mais aparecem em séries e filmes são histórias de vampiro. Entre as razões que fazem com que as pessoas se sintam tão atraídas por esses personagens está o fascínio diante da ideia de que o ser humano pode ser muito mais do que a superfície aparenta.

Nosferatu, o primeiro filme em que essa criatura figurou, é bem antigo, de 1922. Essa obra é considerada um clássico do expressionismo alemão e nasceu de uma versão não autorizada da obra literária Drácula, escrita por Bram Stocker. Desde então, diversos filmes e séries protagonizando vampiros surgiram pelo mundo, fascinando pessoas de diferentes culturas. Mas por que esses seres e seu universo encantam tanto os humanos? A seguir vamos discutir algumas razões para tal.

Por que as pessoas são tão fascinadas por vampiros?

Conforme mencionado, as pessoas são fascinadas pela ideia de que o ser humano esconde algo por trás das aparências, mas esse não é o único motivo para o sucesso dos vampiros na cultura pop, já que essa criatura está presente no folclore de muitas culturas há bastante tempo.

Muitas pessoas se identificam com a imagem dos vampiros por se sentirem solitárias e deslocadas, assim como acontece com esses personagens, que são considerados diferentes do restante da humanidade. O gênero feminino compõe um dos públicos que mais ficam fascinados com os vampiros, já que esses personagens geralmente possuem inteligência e esperteza acima da média e costumam ser representados por atores atraentes.

Filmes e outros setores que foram influenciados pela imagem dos vampiros

Um dos maiores clássicos com essa temática no universo do cinema é Fome de viver, de 1983, que traz David Bowie interpretando um vampiro. John, personagem de Bowie, vive um romance com Miriam Blaylock, uma vampira bela e perigosa, vivida por Catherine Deneuve. Essa obra adquiriu o status de cult ao longo dos anos e é um marco dos gêneros de terror e suspense.

Não há dúvidas de que a cultura pop foi muito influenciada pela imagem dos vampiros ao longo dos anos, pois eles são populares entre pessoas das mais variadas camadas sociais. A indústria cinematográfica produziu filmes de vampiros que tiveram enorme sucesso de público, como Crepúsculo, que lançou para o sucesso Kristen Stewart, cotada pela Warner para ser a próxima batgirl. Além disso, livros, pinturas, peças de teatro e inclusive jogos têm como tema a intrigante e misteriosa criatura.

Dentre os livros que abordam o universo desses personagens, podemos citar novamente Drácula, de Bram Stoker, o maior clássico do gênero e globalmente conhecido, e Entrevista com o vampiro, de Anne Rice, livro de 1976 que já virou filme e deve se tornar série em 2019.

Com relação às pinturas célebres que remetem ao tema, podemos citar “Amor e dor”, de Edvard Munch, que foi popularmente intitulada de “A vampira”, já que retrata uma mulher que aparentemente está mordendo o pescoço do seu amante, e “Dante e Virgílio”, de William-Adolphe Bouguereau, na qual um homem é atacado e mordido no pescoço por outro. Alguns jogos, como Blood Suckers, disponível na página de caça-níqueis da Betway, site de apostas online, e Is-it Love? Nicolae – Vampiro, aplicativo que pode ser encontrado na App Store, também beberam nessa fonte e se inspiraram no mundo dessas criaturas. Também são comuns peças de teatro com esse tema, caso da obra intitulada Carfax, que foi exibida há alguns anos em São Paulo e era inspirada na história de Drácula, e O Drácula, peça que estava em cartaz em Portugal e que fez um grande sucesso até o ano de 2013, mostrando que esses seres conquistam pessoas de diferentes continentes.

Quais são as séries mais famosas sobre vampiros?

O sucesso de Crepúsculo na época de seu lançamento foi tão grande que qualquer obra que ofuscasse isso poderia enfrentar problemas. Foi isso que aconteceu com The Vampire Diaries, série também baseada em livros e lançada na mesma época, o que fez com que diversas alterações tivessem que ser efetuadas no roteiro.

The vampire diaries acabou sendo um sucesso, e após oito temporadas chegou ao fim, embora os fãs não tenham ficado satisfeitos com certas tramas que não foram solucionadas. No entanto, a série dela derivada, chamada Legacies, já está na sua segunda temporada. Além disso, Ian Somerhalder, o ator principal de The Vampire Diaries, vai estrelar uma nova série sobre vampiros chamada V-Wars, que logo estará disponível na Netflix.

Outra série recente que tem essa temática e que foi lançada na Netflix é Immortals, que é de origem turca e relata a história de Mia, uma vampira que retorna à Istambul com a intenção de matar um vampiro chamado Dmitry, o que a transformaria novamente em um ser humano mortal.

Como vimos, os vampiros estão presentes na nossa cultura e no nosso imaginário há muito tempo e são personagens que alimentam a curiosidade do ser humano pelo seu ar sobrenatural, exercendo extremo fascínio e inspirando obras de grande sucesso tanto no cinema quanto em outras áreas da cultura pop.

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também