Crítica | After Life: o sentido de viver ganhando um novo significado

Não existe nada mais complicado do que entender a vida, entender profundamente o nosso sentido de viver e, a partir daí, ter um objetivo claro pelo o que viver. Encontrar a faísca que nos move e nos faz acordar de manhã é algo que nem todos conseguem. Pior é quando encontramos, perdemos bruscamente essa razão de viver, e temos que a reencontrar de alguma forma.

afterlife ricky

After Life, “dramédia” da Netflix com 6 episódios, tenta nos explicar a profundeza desse tipo de sentimento, como nós somos sempre suscetíveis a desistir nas piores horas e como nós podemos ser fortes quando passamos por cima dessas dificuldades. Escrita, dirigida e produzida pelo inglês Ricky Gervais, a série conta a vida de Tony, homem que perdeu sua mulher para o câncer a pouco mais de um ano e que simplesmente não vê mais sentido na vida. Tony considera que sua única fonte de felicidade se foi e, por isso, ele não vê necessidade mais de estar vivo, nem de tratar as pessoas bem e nem de se arrumar bem, e por aí vai. Esse sentimento faz com que ele ache que está com um “super poder”, onde, em último recurso, ele poderia se suicidar e acabar com qualquer eventual problema.

Tony também é um jornalista, que optou por não dar voos mais altos em sua profissão para passar cada minuto possível com sua falecida mulher. Uma vida que, do ponto de vista empresarial, não foi bem sucedida. Mas quem liga? Ele passou 25 anos com sua parceira e foi muito feliz enquanto durou. Porém, vazio, que antes era preenchido, virou uma grande cratera, que foi dominada pela depressão.

Posto isto na mesa, nós estamos diante de uma obra encantadora. Desde de sua sinceridade ao tratar de temas tão polêmicos e comuns, passando por momentos engraçados, tristes e reais, até sua delicadeza em nos transmitir uma mensagem encantadora e esperançosa. A série sabe que somos humanos, que erramos a todo o momento e que Tony pode ser um espelho de muita gente, e isso gera uma responsabilidade grande, na qual ela assume e a banca até o final, mesmo que implique momentos pesados.

After Life diálogos

Então, o caminho de Tony durante a série é a parte que a vida ganha um novo significado e disso que se trata After Life.. Apesar de cabeça-dura no começo, ele se mostrou uma pessoa mais maleável do que ele sequer imaginava. Com diálogos construtivos, cenas que vão do pior ao melhor do ser humano, e ótimas atuações no geral, After Life se mostra como um dos melhores lançamentos de 2019 da Netflix, apesar de sua divulgação tão baixa, e que Ricky Gervais, além de ótimo ator, é um ótimo roteirista.

[wp-review id=”6888″]

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também