Artigos

Conheça O Dilema das Redes, documentário polêmico da Netflix

Para alguns, O Dilema das Redes (The Social Dilemma) é um sério candidato ao Oscar 2021 de melhor documentário, para outros, ele apela para o emocional de forma exagerada. Porém, o consenso é que ele tem uma mensagem importante e que precisa ser ouvida.

Atualmente, O Dilema das Redes é um dos filmes mais assistidos da Netflix e com certeza um dos lançamentos mais polêmicos do ano. Se você ainda não assistiu ao documentário, venha conhecer-lo!

Sobre o doc

O Dilema das Redes explora a ascensão das mídias sociais e os danos que ela causou à sociedade, focando na exploração de seus usuários para obter ganhos financeiros por meio do capitalismo de vigilância e mineração de dados, como seu design se destina a alimentar um vício, seu uso na política, seu impacto na saúde mental (incluindo a saúde mental dos adolescentes e o aumento das taxas de suicídio entre adolescentes) e seu papel na disseminação de teorias da conspiração.

Ele apresenta entrevistas com ex-funcionários de gigantes como Google, Facebook, Twitter e Pinterest. As entrevistas são revezadas com uma dramatização estrelada pelos atores Skyler Gisondo, Kara Hayward e Vincent Kartheiser, que contam a história do vício de um adolescente nas redes sociais.

O Dilema das Redes estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2020 e foi lançado na Netflix em 9 de setembro de 2020.

Vale a pena assistir?

No agregador de notas Rotten Tomatoes, o filme tem uma média de aprovação de 90% com base em 39 avaliações, com uma nota de 7,62/10. O consenso dos críticos do site diz: “Visão clara e abrangente, O Dilema das Redes apresenta uma análise sensata de nosso presente minado”. 

No Metacritic, o filme tem uma pontuação média de 78 de 100, com base em nove críticos, indicando “críticas geralmente favoráveis”. De acordo com David Ehrlich do IndieWire , o filme é “a análise de mídia social mais lúcida, sucinta e profundamente aterrorizante já criada”.

Mark Kennedy, da ABC News, chamou o filme de “um olhar revelador sobre a forma como a mídia social é projetada para criar vício e manipular nosso comportamento, contado por algumas das próprias pessoas que supervisionaram os sistemas em lugares como Facebook , Google e Twitter”.

Para você que quer entender tudo o que acontece nos bastidores das redes sociais e como elas controlam nosso vício e a sociedade, este documentário é essencial. Já você que quer apenas algo bom para assistir, esta é uma ótima dica. No final das contas, O Dilema das Redes conquistou os críticos pelo mundo, assim como os assinantes da Netflix. Vale a pena assistir!

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também