Caranguejo Negro, final explicado. Vanja e Edh estão vivas? Entenda o fim do filme da Netflix

Caranguejo Negro, final explicado

Caranguejo Negro é um filme Sueco de suspense, ação e ficção científica protagonizado por Noomi Rapace que acabou de chegar no catálogo da Netflix e está fazendo o maior sucesso.

No filme, que se passa em um mundo pós-apocalíptico dividido após guerras e mudanças climáticas radicais. Em um inverno sem fim, seis soldados são mandados para uma perigosa missão através de um mar totalmente congelado a fim de transportar um pacote que poderia por um fim na guerra que alastra o mundo.

Equipados com patins de gelo, sem saber o que estão carregando ou quem eles podem confiar, a missão os faz pensar em que valeria se sacrificar pela própria sobrevivência.

Neste post, vamos falar sobre o final do filme que conquistou os assinantes da NetflixCuidado com spoilers.

Final explicado

O filme começa no início de uma guerra civil que ameaça os civis de um país escandinavo. Durante uma evacuação, Caroline Edh se separa de sua filha, Vanja. Alguns anos depois, Edh é soldado do exército e é colocada em um campo de refugiados.

Ela recebe uma nova missão surpreendente e é convocada para a base militar em Tessenoy. No caminho, ela conhece o tenente Nylund, cujas ações suspeitas fazem Edh deixá-lo para trás. Ela segue para a base militar sozinha e conhece os soldados Malik, Karim e Granvik.

O capitão Forsberg e o coronel Raad informam o grupo. Raad explica que os soldados devem viajar pelo mar congelado para entregar um pacote de duas cápsulas à outra base militar. Os inimigos destruíram a maioria de suas outras bases, e as cápsulas são sua última esperança de virar a maré da guerra.

Edh hesita em embarcar na missão devido aos riscos envolvidos. No entanto, Raad a convence ao ​​revelar que sua filha está presente na base militar para onde está sendo enviada.

Edh, Forsberg, Malik, Karim e Granvik partem para a missão depois que o inimigo ataca sua base. Nylund se junta ao grupo como uma adição de última hora.

Durante o ataque, Forsberg é baleado e cai no rio congelado. Edh mergulha atrás dela e recupera a cápsula, mas deixa Forsberg para morrer. As tensões aumentam entre Nylund e Edh devido à sua história.

No entanto, o grupo concorda que a cadeia de comando faz de Nylund o líder do grupo. A tentativa de Karimi de entrar em contato com a namorada deixa a impressão de que ele é um traidor. O grupo sobrevive a outro ataque do exército inimigo e se esconde na casa de um velho casal.

Na estrada, Karimi é morto, e o grupo é forçado a deixar Malik para trás depois que está gravemente ferido. Granvik, Edh e Nylund logo descobrem que as cápsulas que carregam são componentes de um vírus.

O exército planeja usar o vírus como arma biológica para acabar com a guerra. No entanto, o vírus matará quase toda a humanidade.

Assim, o grupo deve decidir se deve destruir as cápsulas ou terminar sua missão. Como o grupo lida com a ameaça do exército inimigo e o que eles fazem com as cápsulas compensam o resto da trama.

O que Edh faz com as cápsulas?

No final do filme, os soldados percebem que as cápsulas condenarão toda a humanidade. Assim, eles têm uma decisão difícil a tomar, mas antes que eles possam decidir o que fazer, eles devem atravessar um trecho do mar congelado onde o gelo não pode suportar seu peso.

Durante a travessia, o inimigo abre fogo contra eles. Granvik, Edh e Nylund matam o inimigo e assumem o posto de controle. Eles descansam durante a noite e decidem continuar sua jornada pela manhã mas Nylund sai com as cápsulas sozinho.

De manhã, Edh e Granvik são atacados pelo inimigo mas conseguem matá-los, porém, Granvik morre ao tentar salvar Edh. Edh alcança Nylund, que implora a Edh para destruir as cápsulas. Como completar a missão é a única maneira de Edh ver sua filha, ela atira em Nylund e termina a tarefa.

Algum tempo depois, Edh acorda na base militar e é premiada por sua coragem. No entanto, ela descobre que os militares mentiram para ela. Sua filha não está na base e o paradeiro de Vanja permanece desconhecido.

Edh fica desanimada e percebe sua culpa. Ela condenou toda a humanidade e lamenta sua decisão. Edh então conversa com Nylund para convencê-lo a ajudá-la a destruir o vírus. Nylund é cético e tenta dissuadir Edh da ideia.

No entanto, Edh é resiste e Nylund concorda em ajudar. Os dois abrem caminho pela base militar e chegam ao laboratório onde as cápsulas estão armazenadas, mas a dupla é pega por seus superiores.

Além disso, eles não podem destruir o vírus dentro da instalação, pois infetaria a todos. Assim, Edh se encarrega de destruir as cápsulas fora da base. Vestidos como trabalhadores de laboratório, Edh e Nylund chegam ao lado de fora da instalação, mas são parados antes que possam escapar.

Os ferimentos de Edh a afetam e ela não está mais em condições de correr. Assim, prende as cápsulas a uma granada e pula do hangar. Ela detona a granada e acaba com a ameaça do vírus à humanidade.

Em última análise, Edh faz uma escolha moralmente consciente. Sua jornada retrata o enigma que os soldados enfrentam durante as guerras. Depois de apenas seguir ordens para a maior parte do filme, Edh decide tomar sua própria decisão durante o clímax na esperança de salvar a humanidade.

Se seus esforços afetaram significativamente a guerra permanece desconhecido, destacando ainda mais a tragédia da vida de um soldado.

Na cena final, Edh cai no mar e reencontra a filha. A cena implica que Edh está morta e, em seus últimos momentos, fez as pazes com sua decisão, independentemente de seu resultado.

Vanja está viva ou morta?

Na cena de abertura do filme, nós conhecemos Edh e sua filha, Vanja. As duas são muito próximas, e Edh faz o possível para proteger a filha em meio ao caos da guerra. No entanto, ela não consegue impedir os soldados de tirar Vanja dela.

Ao longo do filme, Edh é movida pelo pensamento de se reunir com sua filha. O coronel Raad dá a Edh uma foto de sua filha, restaurando a crença de Edh de que Vanja está viva e esperando por ela.

No entanto, quando ela chega ao acampamento militar, Edh percebe que o exército mentiu para ela. A foto e a promessa de ver Vanja eram apenas uma forma de motivar Edh a completar a missão.

No entanto, quando o chefe do exército revela a verdade a Edh, ela nunca afirma se Vanja está viva ou morta. Tudo o que Edh descobre é que o paradeiro de sua filha permanece desconhecido depois de todos esses anos. Enquanto isso, Edh acredita que Vanja ainda está viva.

Ela decide destruir as cápsulas para proteger sua filha. Na cena final, Edh se reúne com sua filha debaixo d’água. A cena se passa na imaginação de Edh e, portanto, não pode indicar o destino de Vanja.

O filme termina sem dar uma resposta clara sobre o que aconteceu com Vanja. No entanto, a ambiguidade sobre o destino dela se revela um elemento narrativo crucial, pois impulsiona a jornada de Edh, que acaba morrendo sem se reunir ou saber sobre a segurança de sua filha, reforçando ainda mais a dura realidade da guerra.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Sou Natália: uma UX Designer apaixonada por filmes e séries de suspense e ficção científica. Aqui no site, crio um conteúdo de fã para fã, explorando os assuntos mais procurados da cultura pop.
Deixe seu comentário

Leia também