Crítica: Vidro, o desfecho inteligente de Corpo Fechado e Fragmentado

Nota: 7,0

Por Mário Zuniga**

Após os acontecimentos de Corpo Fechado e Fragmentado, Vidro é o desfecho de toda trama apresentada pelo diretor M. Night Shyamalan.

Após um conflito entre David Dunn e Kevin Wendell, personagens de Bruce Willis e James Macvoy, ambos são presos e levados para um instituto psiquiátrico, onde está Elijah Price, personagem de Samuel L. Jackson. Lá a Dra. Ellie Staple (Sarah Paulson) tenta estudar cada um deles e suas habilidades, quando toda a trama tem uma reviravolta pelo “senhor Vidro”.

O filme consegue apresentar em vários aspectos o estilo do diretor, a movimentação da câmera, a identificação por cores na cena, para cada personagem, todo o clímax do suspense sendo desenvolvido em cima da trama etc.

Embora o filme seja roteirizado e dirigido por Shyamalan, como nos dois primeiros, Vidro acaba pecando no roteiro por colocar personagens extremamente inteligentes em situações inusitadas, até mesmo ilógicas, que poderiam ser resolvidas facilmente. Situações nas quais expõem suas fraquezas e ficam completamente reféns delas, porém, aos olhos do espectador conseguiriam resolver a tal situação facilmente.

Fora isso, todo o roteiro é criado para haver um embate entre os protagonistas, deixando de lado aquele suspense dos filmes anteriores, que desenvolvia bem os personagens e a trama em cima deles para focar em uma “ação obscura”, digamos assim, com um tom de suspense.

Porém, a interpretação do trio de protagonistas James Macvoy, Bruce Willis e Samuel L. Jackson é muito boa, mantém o padrão de suas atuações anteriores. Vale um destaque, principalmente a Macvoy, que teve a difícil tarefa de interpretar um personagem com 23 personalidades diferentes fora a forma física que teve que assumir pra viver a fera.

Personagens dos filmes antigos retornam como Casey Cooke (Anya Taylor-Joy) e Joseph Dunn (Spencer Treat Clark) que, embora tenham tido um destaque maior nesse filme, não havia necessidade de retornarem. Ao desenrolar do roteiro dá pra entender o porquê disso.

Vidro não chega ser um clássico de Shyamalan, mas conseguiu entregar uma boa sequência, apesar de tudo, e ter um desfecho muito inteligente.

 

Ficha técnica

Data de lançamento: 17 de janeiro de 2019

Duração: 2h 10min

Direção: M. Night Shyamalan

Elenco: James McAvoy, Bruce Willis, Anya Taylor-Joy, Samuel L. Jackson e mais…

Gêneros: Suspense, Fantasia

Nacionalidade: EUA

Título Original: Glass

Distribuidor: DISNEY / BUENA VISTA

(Fonte/Ficha Técnica: AdoroCinema)

**Qualquer reprodução deste texto ou parte dele só pode ser feita com a autorização prévia do autor e com a citação da fonte: www.mariozuniga.com.br

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também