Dicas

Selva Trágica é baseado em fatos reais? Conheça o filme da Netflix

Selva Trágica é um filme de drama e mistério mexicano que acabou de chegar na Netflix e já está traindo os olhares curiosos dos assinantes. O longa encontra-se no TOP10 filmes mais assistidos, atualmente.

O filme se passa na década de 20, entre o sul de Quintana Roo e a fronteira com Belize. O filme retoma elementos da antiga lenda de Xtabay, com a jovem Agnes (Indira Andrewin) fugindo para as profundezas da floresta maia até encontrar um grupo de trabalhadores mexicanos e ambos perceberem que não são as únicas criaturas no local.

No meio da mata fechada, um lugar é descoberto onde o mundo humano e sobrenatural se unem e um mito lendário toma vida bem no coração da floresta.

Selva Trágica é baseado em fatos reais?

Selva Trágica não é baseada em uma história verdadeira, mas o filme é uma reinterpretação do antigo folclore maia da mulher Xtabay.
Segundo o mito, duas mulheres, Xkeban e Utz-colel, viviam em uma aldeia da Península de Yucatán.

Xkeban era uma mulher promíscua, mas calorosa e de bom coração que, apesar de ser pobre, amamentava e cuidava dos doentes e animais da aldeia. Por outro lado, Utz-colel era uma mulher fria e de coração cruel que se considerava superior e pura por ser celibatária.

Depois de suas mortes, Utz-colel ficou com inveja das flores perfumadas e bonitas que cresceram no túmulo de Xkeban. A primeira orou aos espíritos malignos que a ressuscitaram, mas ela se tornou a mulher Xtabay malévola que seduzia os homens e os matava por ser incapaz de amor e compaixão. Em algumas versões do mito, as duas mulheres são chamadas de irmãs, enquanto em algumas, a mulher Xtabay se transforma em uma cobra após fazer sexo com sua vítima e a devora. Em outras versões, a mulher Xtabay arranca os corações de suas vítimas e os joga em um penhasco.

No filme, Florence é uma enfermeira que morre ajudando Agnes a escapar. Ela morre rodeada de flores. Agnes também observa que Florence já esteve com muitos homens e deseja ser mais parecida com ela. Parece que Agnes eventualmente se torna a mulher Xtabay do filme. Esses são paralelos claros com os mitos originais que parecem ter inspirado a versão do filme da mulher Xtabay.

O filme também segue um grupo de fabricantes de chicletes que trabalham na floresta e encontram Agnes. Segundo a diretora Yulene Olaizola, ao formular a história, ela descobriu que a fabricação de chicletes era uma atividade popular na floresta maia, especialmente nas partes da fronteira do México com Belize durante os anos 1920. Essa se tornou a ocupação dos personagens masculinos que se apaixonam por Agnes.

O elenco conta com Eligio Melendéz, Lázaro Gabino Rodríguez, Gilberto Barraza, Indira Andrewin e Mariano Tun Xool. O longa de Yulene Olaizola, ganhou dois prêmios no Festival de Cinema de Veneza.

Selva Trágica está disponível na Netflix.

Assista o trailer:


Também vai gostar!

Se você está com o maior tédio e não consegue escolher algo bom pra assistir, confere o vídeo abaixo que tem ótimas dicas pra você ir correndo ver na Netflix. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também