Notícias

Saiba a relação de V de Vingança com o dia 5 de novembro

V de Vingança (2006) é um filme inspirado na história em quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd, que tem como personagem central uma figura real da história britânica: Guy Fawkes (1570-1606), revolucionário que integrou um grupo de conspiradores católicos que planejaram o assassinato do rei protestante Jaime VI, em 5 de novembro de 1605. A versão para o cinema com a máscara de Fawkes se tornou um símbolo de contestação às autoridades.

No filme, a data simboliza um episódio marcante da luta de Guy Fawkes, um soldado inglês que queria explodir o parlamento do Reino Unido com o objetivo de assassinar os responsáveis pela repressão de direitos políticos dos católicos. Neste dia, Fawkes foi capturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato. A produção também traz a rima eternizada por Guy: “Lembrai, lembrai, o cinco de novembro”.

Entretanto, invertendo o sentido original deste fato, no Reino Unido, no começo de novembro, é celebrado a sobrevivência do rei, com fogos de artifício e uma fogueira onde são lançadas bonecos de Fawkes, conhecida como a Noite de Guy Fawkes (ou Bonfire Night).

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também