Review | 5º Episódio da 8ª Temporada de Game of Thrones nos apresenta a Rainha das Cinzas

Cuidado, spoilers.

Um xeque-mate com direito a uma tabuleiro reduzido a cinzas. Assim podemos resumir 1h20 do quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.

Não é preciso dizer que esta temporada tem recebido duras críticas por parte dos fãs, sejam esses leitores ou apenas telespectadores, mas não se pode negar que o nível da produção e efeitos é algo a ser analisado a parte. Tanto o visual digital como a direção deste episódio são pérolas que não se vê todo dia na televisão, trata-se de um evento próprio.

É certo lembrar também que há muito a série se afastou dos livros e tomou vida própria. Dito isso, deve-se analisar o episódio dentro de um contexto televisivo e sob um oceano de expectativas, e a primeira coisa que devo ressaltar é justamente o fato da série não estar seguindo profecias, pois sabemos que elas são arriscadas, mal interpretadas e talvez errôneas. Ponto para a série por não seguir as profecias.

https blogs images.forbes.com erikkain files 2019 05 Screenshot 159

Varys

O episódio é iniciado recontando toda a mística por trás da sanidade dos Targaryen e logo é direcionado para a resolução de uma conspiração que se iniciou no episódio anterior. Embora muitos tenham achado que a morte de Varys tenha sido exagerada por parte de Daenerys, vale lembrar que ele já traiu muitos reis e ela sabe disso. Enquanto Sor Jorah, Tyrion e Jon a traíram recentemente, o Mestre dos Sussurros é especialista no assunto, e não se importou nem um pouco em disfarçar seu intento de derrubar a rainha. Dracarys nele.

Jon Snow e Daenerys

O último encontro antes da batalha deixa claro até onde Daenerys pretende ir para atingir o seu objetivo. Sinceramente, se neste ponto Jon não percebeu que algo vai dar errado, realmente, ele não sabe e nunca saberá de nada.

https blogs images.forbes.com erikkain files 2019 05 Screenshot 526

Batalha em Porto Real

Quer dizer, massacre em Porto Real. Sem perder tempo, A Mãe dos Dragões parte para vingança contra Euron e simplesmente toca fogo em tudo. Sim, tudo. Ainda que Tyrion tivesse insistido na salvação da população e mencionado os sinos de rendição, que carregam o título do episódio, de nada serviu. A Targaryen ainda foi seguida por Verme Cinzento, os Imaculados e o restante dos Dothraki na destruição e matança. Foi nesse cenário quase apocalíptico, digno de Pompéia, que alguns desfechos ocorreram, alguns satisfatórios, outros nem tanto.

Jaime e Euron

A meu ver, um dos pontos mais baixos da temporada. O embate entre os dois pareceu forçado e sem sentido. Uma porque Euron poderia ter morrido no ataque de Drogon e outra porque não combina com o personagem brigar por causa de uma mulher e um reino em chamas. Seria mais condizente ele ter fugido com um barco ou morrido mesmo. O pior, serviu para ferir Jaime de forma letal, o que ao final não teve qualquer importância já que o cavaleiro conseguiu encontrar Cersei do mesmo jeito, sem tantas dificuldades.

https blogs images.forbes.com erikkain files 2019 05 Screenshot 730

Arya, Sandor e Montanha

Realmente, se tem algo que Arya Stark sabe fazer é dizer não ao Deus da Morte. O que essa jovem conseguiu escapar da morte nesse episódio não está escrito, tudo para que ela e Cão pudessem chegar à fortaleza e encerrar seu ciclo. Talvez a presença da jovem se justifique para que seja testemunha das atrocidades de Daenerys.

Já o embate entre os irmãos Clegane atingiu as expectativas, com direito ao Montanha matando Qyburn e um “remember” de  quando ele explodiu o amado Oberyn. O final, a meu ver, não poderia ser outro.

MV5BNzg1Mzg4OTA5NV5BMl5BanBnXkFtZTgwODgwNjcwODM@. V1 SX1500 CR001500999 AL

Cersei e Jaime

Quando suas lágrimas a afogar, o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida.

Já vimos no episódio 04 desta temporada que as profecias não são necessariamente uma regra, e Melisandre já havia nos preparado alertando que deve-se tomar cuidado com interpretação. Enfim, Cersei morre com lágrimas, amparada pelas mãos de Jaime. Juntos. Muitos fãs sentiram-se insatisfeitos com esse desfecho, devo dizer que já previa uma morte nada tão glamurosa. Enfim, foi um final satisfatório para o casal, em especial porque até o último segundo a Rainha sentia-se confiante. Ademais, boa parte do destino de Cersei foi cumprido por atos falhos dela mesma tentando impedir que sua profecia ocorra. Fica a questão, devemos confiar nas profecias e em quem fala que sabe muito? Esse recado é para você corvo.

Arya e Jon Snow

Arya ao que parece sobreviveu e será testemunha ocular contra Daenerys, que terá que encarar Jon Snow e o fato de que agora todo mundo sabe que ele é o verdadeiro herdeiro do Trono de… Cinzas.

Além disso, ela já havia deixado bem claro que Sansa é um problema e a lealdade de seus próximos também, restando a Jon Snow uma possível escolha entre família e dever. Será que no último capítulo ele saberá alguma coisa?

Enfim, estamos na reta final e até então as expectativas têm se mostrado satisfatórias. Muitos reclamam da jornada de Daenerys, todavia sua jornada é coerente e talvez devêssemos nos perguntar por que estamos tão frustrados com o rumo de sua jornada nos últimos episódios? Aproveite, siga nas redes sociais para receber muito mais dicas e críticas sobre filmes e séries e não perca a live no youtube após o último episódio da série.

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Apenas uma garota que ama filmes, séries e livros. Veja mais conteúdos sobre filmes e séries no Canal Daniele Freitas e no Blog: Pipoca Pensadora.
Deixe seu comentário

Leia também