Artigos

Por que Anne with an E foi cancelada na terceira temporada?

Parece estranho uma série de sucesso ser finalizada do nada, não é? A Netflix anunciou que a terceira temporada de Anne with an E será a última da série. A repercussão foi tão grande que os pedidos para sua renovação alcançaram no primeiro lugar do mundo nos trends topics do Twitter.

Com toda esta repercussão negativa, conclui-se que a série faz sucesso e, aparentemente, é barata para fazer, além de ter uma temática essencial para a atualidade. A questão é que este cancelamento vem por conta dos bastidos do mercado.

Anne with an E é uma série produzida pelo canal canadense CBC e distribuída pela Netflix mundialmente. Exemplificando, é como se a Globo fizesse as novelas e desse pra Netflix transmitir mundo afora.

Recentemente, a presidente da CBC, Catherine Tait, disse no podcast Content Canada que a parceria entre o canal e o streaming iria finalizar. Para ela, entregar séries como a de Anne e Alias Grace beneficia apenas a Netflix:

“Desistimos de fazer acordos que, com o tempo, prejudiquem a visibilidade da nossa indústria doméstica. Vários países fizeram acordos com a Netflix, como fizemos. Mas começamos a ver que estamos apenas alimentando a Netflix, ou que o crescimento do Amazon, ou qualquer outro streaming que faça essas parcerias, ao invés de alimentar nossos próprios negócios. Devemos investir na nossa indústria”, disse ela (via Mix de Séries).

Com o rompimento da parceria entre a CBC e a Netflix, Anne with an E precisaria ser encerrada. Não temos como cravar 100% nada, afinal, são acordos sigilosos e entre empresas bilionárias, porém, com a Netflix ampliando cada vez mais seu mercado e virando concorrente dos canais de TV, parcerias desse tipo tendem a acabar.

A Globo, aqui no Brasil, lançou o Globoplay, seu próprio serviço de streaming, o mesmo que vários canais americanos fizeram. Isso deve ser recorrente a partir de agora.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também