Persuasão é baseado em fatos reais? Entenda a história por trás do filme da Netflix

Situado no século 19, Persuasão (Persuasion) é um filme de drama romântico dirigido por Carrie Cracknell que segue Anne Elliot (Dakota Johnson), a filha de um nobre rico que cuida de um coração partido.

Sete anos após seu rompimento com o amante Frederick Wentworth, ela se reúne com ele pelo destino. Aos poucos, os ex-amantes tentam se reconciliar enquanto perseguem outros pretendentes.

Como o filme lida com temas complexos, pois vários personagens apresentam diferentes perspectivas sobre amor e romance, os espectadores devem se perguntar se ele é inspirado em eventos da vida real.

LEIA TAMBÉM

Persuasão é baseado em uma história real?

Não, Persuasão não é baseado em uma história real. O filme é uma adaptação do romance homônimo da autora Jane Austen, que foi publicado pela primeira vez em dezembro de 1817 e é um de seus últimos romances concluídos antes de sua morte em julho de 1817.

O livro conta a história de uma jovem nobre que recusa a proposta de casamento de um amante em sua conselho da família por causa de seu baixo status social.

No entanto, mais tarde ela é forçada a confrontar seus sentimentos pelo mesmo homem quando eles se reencontram anos depois.

Embora, um evento real provavelmente inspirou a premissa do romance na vida da Austen.

De acordo com a estudiosa literária britânica Gillian Beer, a sobrinha de Austen, Fanny Knight, pediu conselhos a ela sobre aceitar ou rejeitar uma proposta.

A primeira sentiu que seu conselho para sua sobrinha foi equivocado e objetivo do seu próprio ponto de vista, e Fanny rejeitou o pretendente e se casou com um homem diferente.

Assim, a autora provavelmente se inspirou para escrever uma história fictícia sobre as formas de persuasão e seus efeitos negativos e positivos na comunicação humana.

O filme coloca seus personagens em várias situações difíceis onde eles estão influenciando os outros ou sendo influenciados por alguém. A escrita de Austen borra as linhas entre a persuasão justa e injusta enquanto vários personagens tentam tomar suas próprias decisões sobre seus futuros românticos.

A dualidade do namoro na Inglaterra do século XIX é destacada no romance por meio de personagens como o capitão Frederick Wentworth e William Elliot. O romance de Austen também lida com as consequências da persuasão, que formam o cerne do arco da história de Anne.

Assim como outras obras de Austen, o romance também trata de temas como feminismo e disparidade social. A autora comenta os métodos de namoro da era georgiana e apresenta algumas ideias progressistas sobre amor e romance em uma sociedade rígida e ortodoxa. Dada a popularidade das obras de Austen, não é surpresa que o livro tenha sido adaptado para o cinema pela diretora Carrie Cracknell.

Conclusão

Em última análise,Persuasão é uma história fictícia que recria o brilho literário atemporal do romance da autora Jane Austen.

Apresenta uma narrativa abertamente romantizada que trata do tema titular e examina seu papel na sociedade. Embora o filme possa pular algumas nuances do romance original de Austen, ainda é uma versão fiel do livro.

Os conflitos emocionais, desgostos e tribulações românticas do filme são emocionalmente ressonantes para o público moderno, provando a eficácia do trabalho de Austen.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também