O Pacto é baseado em fatos reais? Conheça a história por trás do filme de guerra com Jake Gyllenhaal

O intenso filme bélico dirigido por Guy Ritchie, intitulado O Pacto (The Covenant), protagonizado por Jake Gyllenhaal, Dar Salim, Jason Wong, Bobby Schofield e Antony Starr, narra a história heroica de um tradutor afegão que arrisca sua vida para salvar um soldado americano ferido.

O filme foi gravado em Alicante, Espanha, em 2022 e ganhou notoriedade negativa antes de seu lançamento devido à prisão do ator Antony Starr por agressão durante as filmagens. Starr recebeu uma multa de $5.400 e uma sentença de 12 meses de prisão suspensa.

O filme acabou de chegar no Amazon Prime Video e vai conquistar os fãs de filme de guerra.

A trama se passa nos estágios finais do conflito, quando o regime talibã parecia indomável.

O Pacto explora o vínculo inquebrável entre irmãos de armas que lutaram contra o Talibã.

Qual é a premissa de O Pacto?

O filme se desenrola no Afeganistão, em março de 2018, época em que havia cerca de 9.800 soldados americanos no terreno e a guerra custava aproximadamente US$52 bilhões por ano.

A história acompanha o soldado americano John Kinley (Jake Gyllenhaal), ferido em uma emboscada do Talibã, e seu novo intérprete, Ahmed (Dar Salim), que o ajuda em uma perigosa jornada de volta à base, atravessando vários quilômetros de terreno montanhoso.

No entanto, ao salvar a vida de Kinley, Ahmed se torna uma figura lendária e desperta a ira do Talibã.

Determinado a retribuir o favor a Ahmed, Kinley retorna ao Afeganistão após ser repatriado para os Estados Unidos, com o objetivo de resgatar seu amigo e levá-lo em segurança para fora do país.

O Pacto é baseado em uma história real?

Não, O Pacto não é inspirado em uma história específica que aconteceu na vida real.

Embora o filme não seja baseado em uma história real específica da guerra no Afeganistão, os personagens de Kinley e Ahmed não são pessoas reais, ele é fortemente inspirado em eventos e relacionamentos reais que se formaram durante os 20 anos de conflito.

No centro do filme está a conexão entre o soldado americano ferido, John Kinley, e um intérprete local chamado Ahmed, que arrisca sua vida para guiá-lo por um terreno hostil e perigoso até um local seguro.

O filme chega menos de dois anos após a retirada das tropas americanas do Afeganistão – uma operação controversa que resultou no retorno do Talibã ao poder no mesmo mês.

Estima-se que dezenas de milhares de intérpretes afegãos, assim como outros profissionais que trabalharam com o governo dos EUA, tenham sido deixados para trás durante a retirada, e muitos deles foram mortos, vivendo agora em condições precárias e sob a constante ameaça de represálias do Talibã.

Portanto, o filme de Guy Ritchie é uma homenagem ao trabalho essencial dos intérpretes afegãos para as forças americanas ao longo do longo conflito, bem como aos perigos que enfrentaram.

Um relatório de 2014 estimou que um intérprete era morto a cada 36 horas.

O Pacto também termina com um monólogo que discute o destino dos intérpretes deixados para trás após a guerra no Afeganistão, prestando homenagem aos que perderam a vida e aos milhares que permanecem ocultos.

  • Onde assistir?

O Pacto está disponível no Amazon Prime Video.

Veja o trailer:

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também