Artigos

O Mundo Sombrio de Sabrina parte 3 | As referências e curiosidades do episódio 04

Este texto contém spoilers do episódio 03 e 04 da Parte 03 da série.

O Mundo Sombrio de Sabrina continua mergulhado em referências, seja de filmes seja de mitologias. O episódio 03 teve como foco a busca pela Coroa de Herodes, o Rei responsável pela morte de diversos bebês por medo de perder seu reinado em vista do nascimento do menino Jesus. Restou também o crossover tímido de Riverdale já que a Relíquia estava escondida na cidade.

Continua após a publicidade

Enquanto isso os amigos de Sabrina estão explorando o amor e decidem fazer uma visita ao Carnival. Ao final do episódio 03 descobrimos que os integrantes da feira são adoradores de alguma outra divindade e que estão dispostos a utilizar os jovens de Greendale para algum tipo de sacrifício.

Já no episódio 04 começamos com Zelda, Sabrina, Hilda e Ambrose tentando a todo custo encontrar novas fontes de poder para os bruxos, desde o sangue de um anjo preso no bar de Dorian (um daqueles anjos da temporada anterior) até a energia da Lua. É interessante notar que Dorian mantém o anjo preso atrás de um quadro de Caravaggio, o artista por sua vez possui uma obra sobre Medusa, que aparece mais para frente.

Enquanto isso Roz, Harvey e Theo estão investigando o Carnival e a melhor amiga de Sabrina acaba sendo atacada por uma criatura misteriosa. Rosalind é transformada em pedra e o episódio revela que dentre os membros da Feira estão Pã e uma Górgona, sendo que o primeiro enlouquece a pessoa e a segunda transforma em pedra.

A tensão chega ao ápice quando os membros da Igreja de Noite decidem tentar se energizar da Lua e comemorar o Coelho Lunar, mas acabam dando de cara com os pagãos da Feira, prontos para comemorar Ostara (primavera). Tudo resulta em um encontro nada amistoso e algo que lembra Cemitério Maldito.

Um pequeno detalhe, a canção The Song of Purple Summer, interpretada por Kiernan Shipka, é tema do musical Spring Awakening (O Despertar da Primavera), que fala sobre o despertar sexual na adolescência e contou com Lea Michele (estrela de Glee) no elenco.

Por fim Ágatha e Dorcas são atacadas por Pã e a Górgona, ao mesmo tempo que a tentativa de energizar o grupo de Sabrina vai por água abaixo quando os pagãos decidem “engolir a lua”. na mitologia grega é o deus dos bosques, campos e pastores e carrega sempre consigo uma flauta. Em algumas versões ele se associa romanticamente com Selene, a deusa da Lua. Já a Górgona era uma bela mulher que fora amaldiçoada por Atenas e condenada a ter a cabeça cheia de serpentes. A mais famosa Górgona é Medusa, que pode ser vista também no filme Fúria de Titãs.

O termo pagão utilizado neste texto tem como base a própria série. Paganismo é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas, principalmente não cristãs.  Confira mais referências do episódio 04 no vídeo abaixo.

▶ Pessoal, agora temos um canal no YouTube e ele está maravilhoso! Duvida? Então clica aqui e se inscreve, vai ajudar muito!

Deixe seu comentário
Apenas uma garota que ama filmes, séries e livros. Veja mais conteúdos sobre filmes e séries no Canal Daniele Freitas e no Blog: Pipoca Pensadora.

Leia também