Artigos

O Mundo Sombrio de Sabrina parte 3 | As referências e curiosidades do episódio 04

Este texto contém spoilers do episódio 03 e 04 da Parte 03 da série.

O Mundo Sombrio de Sabrina continua mergulhado em referências, seja de filmes seja de mitologias. O episódio 03 teve como foco a busca pela Coroa de Herodes, o Rei responsável pela morte de diversos bebês por medo de perder seu reinado em vista do nascimento do menino Jesus. Restou também o crossover tímido de Riverdale já que a Relíquia estava escondida na cidade.

Enquanto isso os amigos de Sabrina estão explorando o amor e decidem fazer uma visita ao Carnival. Ao final do episódio 03 descobrimos que os integrantes da feira são adoradores de alguma outra divindade e que estão dispostos a utilizar os jovens de Greendale para algum tipo de sacrifício.

Já no episódio 04 começamos com Zelda, Sabrina, Hilda e Ambrose tentando a todo custo encontrar novas fontes de poder para os bruxos, desde o sangue de um anjo preso no bar de Dorian (um daqueles anjos da temporada anterior) até a energia da Lua. É interessante notar que Dorian mantém o anjo preso atrás de um quadro de Caravaggio, o artista por sua vez possui uma obra sobre Medusa, que aparece mais para frente.

Enquanto isso Roz, Harvey e Theo estão investigando o Carnival e a melhor amiga de Sabrina acaba sendo atacada por uma criatura misteriosa. Rosalind é transformada em pedra e o episódio revela que dentre os membros da Feira estão Pã e uma Górgona, sendo que o primeiro enlouquece a pessoa e a segunda transforma em pedra.

A tensão chega ao ápice quando os membros da Igreja de Noite decidem tentar se energizar da Lua e comemorar o Coelho Lunar, mas acabam dando de cara com os pagãos da Feira, prontos para comemorar Ostara (primavera). Tudo resulta em um encontro nada amistoso e algo que lembra Cemitério Maldito.

Um pequeno detalhe, a canção The Song of Purple Summer, interpretada por Kiernan Shipka, é tema do musical Spring Awakening (O Despertar da Primavera), que fala sobre o despertar sexual na adolescência e contou com Lea Michele (estrela de Glee) no elenco.

Por fim Ágatha e Dorcas são atacadas por Pã e a Górgona, ao mesmo tempo que a tentativa de energizar o grupo de Sabrina vai por água abaixo quando os pagãos decidem “engolir a lua”. na mitologia grega é o deus dos bosques, campos e pastores e carrega sempre consigo uma flauta. Em algumas versões ele se associa romanticamente com Selene, a deusa da Lua. Já a Górgona era uma bela mulher que fora amaldiçoada por Atenas e condenada a ter a cabeça cheia de serpentes. A mais famosa Górgona é Medusa, que pode ser vista também no filme Fúria de Titãs.

O termo pagão utilizado neste texto tem como base a própria série. Paganismo é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas, principalmente não cristãs.  Confira mais referências do episódio 04 no vídeo abaixo.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Apenas uma garota que ama filmes, séries e livros. Veja mais conteúdos sobre filmes e séries no Canal Daniele Freitas e no Blog: Pipoca Pensadora.
Deixe seu comentário

Leia também