Curiosidades

O Gambito da Rainha aumenta vendas de kits de xadrez em 1.100%

O Gambito da Rainha é baseada no livro homônimo, escrito por Walter Tevis em 1983, e foi lançado pela Netflix em outubro de 2020.

Nos primeiros 28 dias após seu lançamento já contava com 62 milhões de visualizações, tornando-se minissérie mais assistida da plataforma. A trama narra a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma menina órfã prodígio no xadrez. A série se passa na década de 60, quando Beth, com 22 anos, precisa controlar a sua dependência de substâncias para tornar-se a grande enxadrista.

Para o jornal The Washington Post, o interesse no xadrez aumentou durante o isolamento social trazido pela crise do coronavírus, mas O Gambito da Rainha, fez explodir e impulsionar a democratização do esporte.

A empresa de jogos de tabuleiro Goliath afirmou ao site Bloomberg que a venda de kits de xadrez aumentou 1.100%, entre novembro e dezembro de 2020, se comparado ao ano anterior.

A plataforma de transmissão Twitch, registrou mais de 70 mil espectadores conectados no dia 11 de dezembro para assistir a semifinal do Campeonato de Xadrez de Velocidade. A modalidade também se popularizou em sites específicos como o Chess.com que aumentou de 25 mil para 125 mil o número de pessoas inscritas diariamente na plataforma. Já o Lichess, registrou 78 milhões de partidas online.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também