merli netflix analise

Análise | Merlí: Cuidado, você pode se viciar

Merlí parece ser uma série clichê sobre educação. No início vemos um professor novo que chega em uma escola comum, e causa frisson por querer trazer uma metodologia diferenciada que enaltece os alunos e investe numa relação de pai/psicólogo/amigo de sua turma. PARECE! O que vemos com a série é que o professor Merlí, além do professor diferentão de Filosofia, também é um anti herói cheio de defeitos: Egocêntrico e descarado, com dificuldades agudas de comunicação com seu filho adolescente, que também é seu aluno.

As personagens são extremamente complexas e vão mudando de comportamento com o passar dos episódios. Como adolescentes comuns, os alunos passam pelos diversos questionamentos da idade e se envolvem em muitos conflitos de cunho familiar, afetivo, comportamental e até mesmo acadêmico. Vemos o lado demasiado humano das pessoas, em que elas tomam atitudes nobres, em dado momento, mas extremamente ruins em outros. Faz bem à pais, filhos e professores assistirem a essa série juntos por que as situações propostas pela série podem ser oportunidades preciosas de reflexão sobre a escola, o mundo e nossa relação com os adolescentes que convivemos. Os acontecimentos muitas vezes nos surpreendem causando raiva, alegria e aquele calorzinho bom no coração. A continuidade da série é impecável: Coisas que acontecem em um episódio e achamos que foram finalizadas, em outro episódio explode aos nossos olhos nos mostrando que toda atitude que temos Nos traz consequências.

Essas lições ou morais estão presentes em todos os episódios assim como estão presentes teorias de filósofos consagrados que ajudam a contextualizar a temática tratada. Interessante é também a trilha sonora que, em alguns momentos traz músicas populares espanholas, em outros põe música clássica dando um ar bastante poético às cenas. Podemos perceber que o difícil nisso tudo é parar de assistir a série para ir comer, dormir, trabalhar e conviver com as pessoas tridimensionais. A gente acaba sublocando nossa realidade e passamos a viver um pouco na Escola Angel Quimera com aqueles adolescentes e o corpo docente. Quando acabar a 3 temporada não sei o que irei fazer… Me sentir órfã. Pedir que a Netflix lance mais uma temporada. É isso. Para os série maníacos, Merlí veio para complicar, ainda mais, nossa vida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO! ❤
Tags:
0 shares

Deixe uma resposta