Katla, final explicado. Entenda o fim da série sobrenatural da Netflix

Katla, o final explicado

Katla é uma das séries mais misteriosas lançadas pela Netflix em 2020, com uma história sobrenatural coberta de suspense.

Na série, um ano após a violenta erupção de um vulcão subglacial chamado Katla, a paz e tranquilidade na pequena cidade de Vik é dramaticamente interrompida.

Enquanto as pessoas evacuam a área, elementos misteriosos, que estavam congelados nas geleiras desde os tempos pré-históricos, começam a emergir do degelo e causam consequências terríveis que ninguém poderia prever.

Abaixo, com spoilers, vamos falar sobre o seu final.

  • Sobre a série

A história começa um ano depois que o vulcão Katla começou a entrar em erupção e desde então não parou mais. A pequena cidade de Vik está abandonada e coberta de cinzas, exceto por alguns residentes e equipes de resgate, um policial solitário, Gisli, e uma equipe de pesquisadores.

A maioria dos residentes da cidade mudou-se para Reykjavik e os restantes sofrem de problemas respiratórios devido às tempestades de cinzas que acontecem regularmente.

Grima é uma trabalhadora de resgate que é chamada quando uma misteriosa mulher coberta de cinza vulcânica negra é encontrada em um posto de pesquisa perto da geleira sob o vulcão ativo.

A mulher se parece com outra chamada Gunhild que trabalhou no hotel local 20 anos atrás. No entanto, a verdadeira Gunhild logo aparece no hospital onde a segunda Gunhild está sendo tratada, fazendo as pessoas suspeitarem que a última seja uma impostora.

katla

As coisas ficam mais misteriosas quando a segunda Gunhild afirma estar grávida do filho do pai de Grima (Thor). Logo depois, Gríma e seu pai ficam surpresos com a aparição da irmã de Gríma, Asa, que se acreditava estar morta após ter desaparecido há 2 anos perto da geleira. Assim como a segunda Gunhild, a segunda Asa também não se lembra de onde estava antes de ser encontrada e como foi coberta por cinzas pretas.

A próxima pessoa coberta de cinzas a aparecer misteriosamente é Mikael, o filho de Darri, um dos pesquisadores que está no posto avançado perto da geleira. Tendo visto seu filho morrer três anos antes em um acidente de carro, Darri fica cético e tranca o menino em um galpão.

Quando sua esposa Rakel descobre, ela tenta salvar o segundo Mikael de Darri e foge com o menino. No entanto, ela logo percebe que o garoto que ela pensa ser seu filho tem intenções sombrias que incluem matar seu marido, e ela o abandona. Enquanto isso, Grima, enquanto verifica o posto avançado de pesquisa para atividade, encontra uma garota coberta de cinzas pretas, que também afirma ser Gríma.

  • O final

Grima, sendo prática, pergunta calmamente para sua versão “cinza” sobre suas memórias, tentando decifrar a origem dos misteriosos humanóides.

Enquanto os outros residentes da cidade parecem felizes por ter Asa de volta, e até mesmo Thor começa a aceitar a segunda Gunhild como a mãe de seu filho, Grima continua tentando convencer as pessoas de que eles são impostores. Ela finalmente encontra aliados em Darri e sua esposa Rakel, cujo filho impostor assassinou um casal de idosos.

Com a ajuda de Grima, Darri coleta amostras de rocha sob a geleira e percebe que há um meteoro com estranhas propriedades vitais enterrado lá. Ele levanta a hipótese de que é o meteoro o responsável por criar os chamados doppelgangers “cinzas” e, convencido de que o segundo Mikael não é seu filho, o afoga no mar.

Grima informa a segunda Asa que ela não é sua irmã, cujo cadáver já foi descoberto, e observa enquanto Asa também caminha para o mar e se suicida.

Ela então vai para casa e confronta a segunda Grima. Elas decidem resolver a questão de quem consegue viver com uma partida de Roleta Russa.

As cenas finais nos mostram uma Gríma feliz rodeada pelo marido e pelo pai, tocando piano. Pouco antes dos créditos, vemos uma montagem de silhuetas humanóides de pedra no subsolo e um rápido vislumbre de um horizonte nebuloso começando a se encher de figuras escuras cobertas de cinzas em direção à cidade.

O clímax do final da temporada – um jogo tenso de roleta russa com as duas “Grimas” sentados lado a lado, vestidos da mesma forma – nos deixa imaginando qual das duas acaba se matando.

Inicialmente, vemos a verdadeira Grima sentado à direita vestindo marrom, enquanto a segunda Grima está sentado à esquerda em um top azul.

grima katla

A verdadeira Grima vai primeiro e puxa o gatilho e a arma não dispara. A segunda Grima coloca a arma em sua cabeça e puxa o gatilho, também contanto com a sorte e a arma não disparando. O jogo continua até que a Grima real sobreviva à quinta e última tentativa, o que significa que o tiro final e fatal é dado pela segunda Grima. Portanto, é a verdadeira Gríma que sobrevive.

  • Os contos populares estão se tornando realidade?

Vários contos populares que descrevem eventos estranhos que ocorrem ao longo dos séculos, sempre que o vulcão Katla entra em erupção, são narrados pelo supersticioso proprietário do Vik Hotel.

O primeiro conto popular, sobre um incidente ocorrido no ano de 1311, envolve uma jovem e seu cachorro que desaparecem e são encontrados muitos meses depois, vivos e bem, tendo inexplicavelmente sobrevivido ao rigoroso inverno.

Os habitantes da cidade na época referem-se à criança como um “changeling” – um descendente das sinistras “pessoas ocultas” que parecem ser entidades sobrenaturais.

O segundo conto popular se passa durante a erupção de Katla em 1625, quando uma criança misteriosa volta depois de ser abandonada por sua mãe e começa a matá-la.

Ambos os contos populares soam assustadoramente próximos ao que está acontecendo na cidade de Vik, com o aparecimento de pessoas muito parecidas com aquelas que se pensavam estar mortas.

A história sobre o menino abandonado por sua mãe soa verdadeira quando Mikael, que também tem tendências assassinas, é abandonado por sua “mãe”, Rakel. Conseqüentemente, os contos populares parecem estar se tornando realidade.

Isso pode ser explicado pelo fato de que o meteoro, que esteve sob a geleira por mais de 2 milênios, foi o que inspirou os contos populares.

Os estranhos eventos vistos em Vik durante a atual erupção de Katla também são causados ​​pelo meteoro, mostrando assim o folclore acontecendo de verdade. Essas ocorrências estão sendo causadas pelos efeitos sobrenaturais do meteoro.

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também