Justiça por Uphaar é baseada em fatos reais? Conheça a história por trás da série da Netflix

Justiça por Uphaar da Netflix é uma série indiana limitada que envolve a terrível jornada de Shekhar Krishnamoorthy (Abhay Deol) e sua esposa Neelam (Rajshri Deshpande).

Seus dois filhos, Unnati e Ujjwal, ficaram felizes em assistir ao filme recém-lançado ‘Border’ em um cinema, mas perderam a vida no meio de uma catástrofe. O casal fica agitado após a perda repentina, mas recupera as forças na busca pela justiça. Sua espinha de aço retém várias provações e tribulações após o incidente por 25 anos implacáveis.

Os criadores da série, Prashant Nair e Kevin Luperchio, resumem o vasto impacto desse incidente, desvendam as circunstâncias que causaram a tragédia e retratam as falhas do sistema de justiça indiano em uma narrativa emocionante e comovente.

O realismo do programa faz com que nos perguntemos se a história foi inspirada em um evento da vida real ou se é uma obra de ficção impactante. Vamos percorrer esta questão em detalhes e entender o motivo por trás desta obra-prima.

A Prova de Fogo é uma História Verdadeira?

Sim, Justiça por Uphaar é baseado em uma história real. Ele narra a tragédia de incêndio que ocorreu em 13 de junho de 1997, no Uphaar Green Park Cinema, um teatro no sul de Delhi, na Índia, e seu impacto nos entes queridos das vítimas.

Durante a exibição às 15h de ‘Border’, um filme em hindi, um incêndio começou devido a um curto-circuito e o pânico tomou conta do público. As pessoas no corredor foram esmagadas, sufocadas e pisoteadas na debandada. 59 pessoas perderam a vida por asfixia e mais de 100 ficaram gravemente feridas.

Semanas depois, o dono do teatro, Sushil Ansal, e seu filho, Pranav, foram presos na casa dos sogros deste último.

A dupla pai-filho foi mantida sob custódia policial na cidade de Mumbai, em Maharashtra, enquanto o irmão de Sushil, Gopal, estava fugindo. O caso foi transferido para o Bureau Central de Investigações (CBI).

Eles abriram um processo contra Sushil, seu irmão Gopal Ansal e outras 16 pessoas que trabalhavam no teatro por violação do código de segurança e negligência. O que se seguiu depois disso foram anos de batalha contra os irmãos Ansal, liderados pelas famílias dos falecidos. Neelam e Shekhar Krishnamoorthy (ou Krishnamurthy) permaneceram na vanguarda de tudo.

Desde então, os irmãos entraram e saíram da prisão, e levou mais de duas décadas para que as famílias tivessem justiça. A série se concentra mais nas consequências do incidente e como isso afeta as famílias das vítimas.

Retrata como é complicado trilhar o caminho da retidão em um sistema judiciário com vários buracos. Shekhar e Neelam também publicaram um livro sobre o incidente, intitulado ‘Trial By Fire: The Tragic Tale of the Uphaar Fire Tragedy’.

Levando em conta os fatos mencionados, reiteramos que Justiça por Uphaar é baseado em fatos reais e prima por apresentar as repercussões de uma das piores tragédias de incêndio da história recente da Índia.

Com isso dito, os espectadores também devem considerar o elemento dramático que acompanha a produção de uma série de TV para torná-la mais consumível e adequada para entretenimento.

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também