10 frases de Harvey Specter de Suits que poderão mudar a sua vida

Harvey Specter é praticamente um filósofo moderno. Ele trata várias situações do seu cotidiano com frases que podem inspirar muita gente. É o que acontece comigo! Considero ele o melhor personagem que já vi e levo pra vida todo o aprendizado que ele passa. Sei que isso é bastante relativo e cada um tem um ponto de vista sobre o que é um bom personagem ou não, mas posso afirmar que Harvey é com certeza um dos maiores destaques da atualidade. Também é bastante relativo o que nos inspira. Talvez, lendo isso, você não consiga aproveitar nada, ao mesmo tempo outra pessoa pode ler isso e levar, assim como eu, as frases para a vida!

“Meu respeito não é demandado, é merecido.”

Respeito não é algo que ganhamos por temos uma conta bancária alta ou sermos chefes de empresas. Não ganhamos por ter posses ou simplesmente ser um trabalhador comum. Ganhamos por sermos íntegros. Harvey deixa bem claro que ele não quer saber quem você é: caso mereça seu respeito, terá. 

“Eu não tenho sonhos, tenho objetivos.”

Muitas vezes em nossas vidas vemos os sonhos como algo inalcançável. Como se você um acontecimento impossível. Seja abrir uma empresa, morar fora do país, passar em um mestrado ou até mesmo conseguir um grande amor. Harvey não trata sonhos dessa forma. Para ele, querer algo é fazer o impossível para alcançá-lo. Quer abrir uma empresa? Estude sobre o mercado, sobre gestão, sobre seu produto e seja o melhor do ramo. Quer passar em um mestrado? Tenha um bom currículo, estude para a prova e para as entrevistas; saiba como são os professores da universidade. Faça acontecer e virar realidade.

“Vencedores não criam desculpas.”

Momentos difíceis todos vamos sempre passar. Essa talvez seja a frase mais impactante do Harvey. O que é criar desculpas? As vezes as situações fogem do nosso controle e isso é normal. Mas, em muitos momentos, criamos desculpas e escondemos as soluções no fundo do nosso cérebro. A reflexão que fica é: até onde nossos problemas são realmente problemas? Outra coisa: problema foi feito para ser resolvido. Foco nisso!

“Essa é a diferença entre eu e você. Você quer perder pouco, eu quero vencer muito.”

Aqui Harvey demonstra como funciona a cabeça de algumas pessoas ao seu redor. Quem nunca pensou nisso? Vamos lutar para perder pouco. Chegou uma conta incorreta? Vamos tentar diminuí-la para não brigar com a companhia, afinal, perder um pouco é melhor que perder muito. Para ele, isso não existe. Harvey pensa, como um negociador nato e um especialista na área, que sempre há um jeito de reverter a situação e não só ganhar, mas ganhar muito.

“A primeira impressão é a que fica. Se começar o jogo perdendo, nunca vai sair ganhando.”

Essa frase é dita exaustivamente durante nossas vidas. “A primeira impressão é a que fica”. Apesar de parecer clichê, essa frase é certeira. Nas nossas vidas, deixar uma boa impressão de cara será fator decisivo na hora de saber se aquela pessoa irá querer sair conosco de novo ou se nosso entrevistador nos chamará para o emprego. Não deixe seu estilo de lado, mas adapte-se às situações e faça com que a primeira impressão sobre você seja a melhor possível.

“Arriscar é jogar contra a banca e esperar um 21. Eu jogo contra pessoas e contra pessoas eu ganho.”

Como já foi dito, Harvey é um negociador. Para ele, ir para um tribunal é ir para uma roleta russa. Por mais argumentos que ele apresente, o juiz pode julgar contra e pronto, caso perdido. Porém, negociar antes, apresentar todos os seus argumentos e jogar o jogo de forma exemplar é a melhor forma de ganhar, pois está sob seu controle. E ele sempre ganha.

“A única vez em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

Ganhar controle da própria vida é algo que vem do nosso interior. Isso Harvey já domina. Mas, mesmo com controle total, não existe forma de chegar ao sucesso sem trabalhar muito. No mundo em que vivemos, onde a concorrência só aumenta, virando um verdadeiro campo de guerra, dominar por completo nossas habilidades é algo fundamento. E isso significa trabalhar muito.

“Você nunca ganhará muito se ficar apenas se preocupando em minimizar as perdas!”

Focar no que pode vir no futuro. Esse é o lema. Não gaste tempo pensando nas perdas atuais, principalmente se elas forem em pró de algum objetivo. Derrotas virão e Harvey pensa que caso gastemos muito tempo nos preocupando com essas perdas, menos iremos focar nos objetivos. Tempo é dinheiro, então vamos gastar ele de forma correta.

“Já amou alguém a ponto de sentir que faria qualquer coisa por essa pessoa? Pois é, então faça esse alguém ser você – e faça qualquer coisa que você queira muito.”

Se amar é algo que muitas pessoas não fazem. A partir do momento em que fizermos tudo por nós mesmos, a possibilidade da felicidade e da realização pessoal chegar será muito maior do que se pensarmos nos outros primeiro.

“Você viverá uma vida monótona e entediante se não correr riscos!”

Correr riscos não é para todo mundo. Investir em ações por exemplo é algo que dá medo. Confesso que penso muito sobre isso, mas ainda não cheguei ao estado pleno de apostar e correr esses riscos, por exemplo. Apesar de não ser fácil, correr riscos é algo unânime dentre os detentores do sucesso procissional. O risco pode te fazer perder muito, porém, com você controlando sua vida e suas atitudes, a volta por cima é certa. Ao mesmo tempo, o risco pode te fazer alguém de muito sucesso, de forma muito mais rápida. Vale a pena tentar? Fica a critério de cada um.

Agora, ouça-o:

Por fim, Harvey Specter é considerado o melhor negociador de Nova York. Para ele, com um poder de argumentação forte alinhado a uma boa oratória, muita atitude e elegância são pontos essenciais para conseguir sucesso. Nós, que vivemos a realidade, não chegaremos a ser um Harvey de um dia pra noite, mas temos que treinar nossa mente pra isso. Ele é uma inspiração, e como uma, não mudará nossas vidas sem que haja ação de fato para que ela seja mudada. É importante dizer que ele não é um ser humano perfeito. É cheio de problemas e dúvidas, porém, ele tomou controle da vida dele, principalmente a profissional. Ele virou ação, não reação. Mas e aí, vamos nos tornar os melhores profissionais que podemos ser?

DEIXE SEU COMENTÁRIO! ❤
Tags:
0 shares
Publicitário, designer, amante de séries e filmes, voluntário do TEDxJoãoPessoa e criador do site Tem Alguém Assistindo?, especializado em séries e filmes.

Deixe uma resposta