Extraordinário é baseado em fatos reais? Entenda a história por trás do filme na Netflix

Extraordinário é um filme de drama lançado em 2017, protagonizado por Julia Roberts que assim que estreou fez bastante sucesso, isso por contar uma história emocionante de superação sobre um garotinho que nasceu com uma deformação no rosto.

Para quem gosta de filmes emocionantes para ver com a família, ou até mesmo sozinho, precisa conferir este aqui, aproveita que ele acabou de chegar no catálogo da Netflix.

No filme, Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas.

Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

O filme está fazendo bastante sucesso e por se tratar de uma história muito envolvente, muitos ficaram se questionando se Extraordinário foi baseado em fatos reais.

Extraordinário  é baseado em uma história verdadeira?

A resposta é: Não. Extraordinário não é baseado em uma história real, é na verdade uma adaptação do livro infantil de mesmo nome de Raquel Jaramillo, que o publicou sob o pseudônimo de RJ Palacio.

Durante entrevista ao NPR, a autora contou o que a inspirou a escrever este livro. Ela revelou que enquanto estava em uma sorveteria com seus dois filhos, eles se depararam com uma menina que tinha uma grave malformação facial.

Como seu filho começou a chorar ao olhar para ela, Jaramillo saiu rapidamente de lá com seus filhos. Ela disse: “Para poupar os sentimentos dessa garotinha, acabei meio que fugindo da cena”.

Uma vez de volta em casa, Jaramillo não conseguia afastar a sensação de que havia lidado mal com a situação. Ela continuou pensando sobre o que ela poderia ter feito diferente. Ela então queria escrever na esperança de ajudar as pessoas a ver o mundo da perspectiva de alguém com deformidades.

Foi aí que nasceu a ideia de Extraordinário. No filme, Auggie Pullman (Jacob Tremblay) sofre de Síndrome de Treacher Collins, uma doença genética que causa deformidades em suas características faciais.

Enquanto a maior parte da história é contada pelo ponto de vista de Auggie, as partes do filme contadas pelos olhos dos outros personagens se destacam particularmente. Por exemplo, a história da irmã de Auggie, Via, ajuda a esclarecer o fato de que ela sempre se conteve para acomodar as necessidades do irmão que ela ama.

Isso traz à tona o efeito não intencional que tem em sua vida: a sensação de ser deixada de fora e sentir que não está sendo notada.

Em uma entrevista, o diretor Stephen Chbosky (As Vantagens de Ser Invisível) admitiu que estava nervoso em realizar o trabalho de outro autor. Ele temia “decepcionar um livro” e também as crianças que amam o livro. No final das contas, ele fez um trabalho esplêndido ao manter-se fiel ao material original.

O livro e, como extensão o filme, servem como um forte lembrete das lutas pelas quais as crianças com deformidades e deficiências e suas famílias passam.

O enredo é fictício, mas isso não significa que não haja semelhanças na vida real. Afinal, há muitos que tiveram experiências comparáveis. Um grande exemplo é Nathaniel Newman, filho de Magda e Russel Newman, que nasceu com Síndrome de Treacher Collins.

A história de Auggie e suas lutas são muito parecidas com o que Nathaniel experimentou. Para alguém que passou por mais de 70 cirurgias, tudo o que ele sempre quis foi viver uma vida normal na adolescência, e Nathaniel não é o único a se sentir assim.

Existem mais de 600.000 crianças diagnosticadas com condições semelhantes a esta nos Estados Unidos, e Extraordinário ajudou algumas dessas crianças a se sentirem mais confiantes sobre si mesmas.

Por fim, embora o filme não seja baseado em uma história real, as lições que ele repassa e os problemas que seus personagens enfrentam ainda são muito relevantes. A ideia de ser gentil, compreensivo e aceitar sempre soará verdadeira.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Sou Natália: uma UX Designer apaixonada por filmes e séries de suspense e ficção científica. Aqui no site, crio um conteúdo de fã para fã, explorando os assuntos mais procurados da cultura pop.
Deixe seu comentário

Leia também