Artigos

Dark é a melhor série da Netflix, mas não deve ganhar nenhum Emmy por isso

Este texto pode ser um grande tiro no pé, porém, acredito que ele se sustentará com o tempo. Dark já é a melhor série da Netflix. Uma das premissas mais interessantes na hora de se colocar uma série como grandiosa, é ver sua evolução. Breaking Bad é um grande exemplo, talvez o maior, onde a cada temporada a série melhora, fazendo com que a última seja simplesmente épica. Diferente de Game of Thrones, por exemplo, que deixou o hall de ‘melhores séries da história’ por ter piorado – bastante – com o tempo.

Dark vem seguindo esta linha. Como forma de exemplificar, a série tem uma média de 8,6 no IMDb. Sua segunda temporada vem agradando tanto que o episódio com menor nota tem 9,2 de média, e quatro, dos oito episódios, tem 9,8. Isso quer dizer que a segunda temporada satisfez praticamente todo mundo, sendo crítica e público. É bom ressaltar que Dark – ainda – não tem a melhor média das séries da Netflix. The Crown, por exemplo, tem 8,7, porém, a segunda temporada de Dark ainda é imbatível.

Continua após a publicidade

Tendo isto dito, vem uma questão bem importante. Eu acho sim que uma série grandiosa precisa ser premiada. E sendo premiada, ela prova ser grandiosa, independente do gosto pessoal de cada um. Para Dark ser colocada como a maior série da Netflix sem contestação, ela precisaria disputar com The Handmaid’s Tale ou Game of Thrones o título de melhor série do ano. É justo.

Para uma série ganhar um Emmy, é bastante simples: basta ter maioria de votos dos membros da Academia de Televisão Arte e Ciências (ATAS). Porém, para a série concorrer, ela precisa ser submetida pela empresa para estar na premiação, ou seja, por mais que Dark seja sensacional, se a Netflix não fizer esta aposta, ela nunca ganhará um Emmy. É bom lembrar que a Netflix está indo muito bem neste quesito. Em 2018, a plataforma ultrapassou a HBO e teve 112 indicações no total, levando inclusive o de Melhor Atriz de Drama com Claire Foy por The Crown.

E os motivos da Netflix não querer apostar em Dark são muito simples: língua e The Crown. É muito difícil uma série feita na Alemanha ganhar algum tipo de prêmio em pleno território americano. O ego dos votantes, que é bastante conhecido, alinhado ao fato de que a Netflix quer ganhar estes prêmios, dificulta ainda mais que Dark se consolide como uma série vitoriosa. The Crown se estabilizou como a grande série dramática da Netflix, deixando Stranger Things no sapato e realmente disputando os grandes prêmios com as grandes séries. Deixar de apostar em The Crown pode ser arriscado demais para a Netflix. Assim, com Dark tendo sua última temporada confirmada para 2020, e sua concorrência com The Crown continuando até lá, se torna praticamente impossível que a melhor série da Netflix se consagre no Emmy.

▶ Pessoal, agora temos um canal no YouTube e ele está maravilhoso! Duvida? Então clica aqui e se inscreve, vai ajudar muito!

Deixe seu comentário

Leia também