Artigos

Crítica | The Cave, documentário indicado ao Oscar 2020, é uma prova de coragem

Publicidade

The Cave, produzido pela National Geographic e dirigido por Feras Fayyad, é um documentário extremamente impactante e corajoso sobre um grupo de médicos e enfermeiras, dispostos a enfrentar situações extremas, a fim de ajudar a população da cidade sitiada de Ghouta na Síria.

O longa tem como pano de fundo as consequências de guerra civil na Síria, que se iniciou em 2011 e dura até hoje. A cidade de Ghouta fica ao lado de Damasco, sede do governo de Bashar al-Assad, e sofre diariamente com bombardeios de países aliados. No meio desse terror, a Dra. Amani Ballour e sua equipe tentam manter um hospital que se liga a uma rede de túneis que abrigam a população.

O documentário dirigido por Feras Sayyad (Last Men in Aleppo) consegue contrastar silêncio e guerra de forma magistral. Aliás, todo o documentário é feito de contrastes, as imagens abertas da cidade (destruída) são logo substituídas por imagens fechadas dentro dos túneis ou no hospital.  Ou ainda momentos tensos de bombardeios são intercalados até mesmo por uma festa de aniversário por exemplo.

No meio de toda essa destruição e tentando gerenciar um hospital sem recursos, a Dra. Amani ainda tem que lidar com questionamentos quanto a sua capacidade de liderança e trabalho pelo fato de ser mulher, dentro de uma cultura onde mulheres devem permanecer em casa cuidando da família, ainda que seja a pessoa mais adequada para o trabalho.

Trata-se de uma obra que busca mostrar os impactos da guerra, principalmente na vida de pessoas que não possuem condições de sair do meio do conflito. A cada som de bomba atingindo as proximidades, a mortalidade é lembrada pela quantidade de pessoas feridas que chegam ao hospital para serem atendidas. Muitas delas crianças.

A situação é tão impactante que parte da equipe que produziu o documentário está em terapia até hoje. Inclusive alguns membros chegaram a morrer durante as filmagens. O documentário não se preocupa em trazer o contexto da guerra, já que seu foco está no ato de coragem dessas pessoas, tanto de quem está salvando vidas com a medicina, como a equipe que está disposta a trazer essa história para o mundo. Nesse sentido ele pode conversar com qualquer pessoa que valora o senso de dever.

The Cave é um ato de coragem. O documentário já está disponível na National Geographic Brasil, vale salientar que possui diversas cenas de pessoas gravemente feridas.

  • Direção
  • Fotografia
  • Trilha Sonora
4.3

Summary

The Cave é um documentário impactante que usa a guerra civil na Síria como pano de fundo de uma história sobre coragem.

Apenas uma garota que ama filmes, séries e livros. Veja mais conteúdos sobre filmes e séries no Canal Daniele Freitas e no Blog: Pipoca Pensadora.

Deixe seu comentário

Leia também