Artigos

Conheça o trabalho de Jim Henson, criador de O Cristal Encantado

Está disponível na Netflix a série O Cristal Encantado: Era da Resistência, um prequel do filme de mesmo nome lançado em 1982 e criado por Jim Henson com direção de Frank Oz. Pensando nisso, separamos alguns marcos na vida de um dos maiores puppeteers do mundo.

James Maury “Jim” Henson  nasceu em Greenville, Mississippi, no dia 24 de setembro de 1936  e faleceu Nova Iorque no dia 16 de maio de 1990, foi o criador e manipulador dos bonecos Muppets. Jim fundou sua própria empresa de criação de bonecos, chamada Muppets, Inc., atualmente The Jim Henson Company (responsável por dar vida à série da Netflix). Ele é responsável pela criação de um dos personagens mais famosos da TV, Kermit ou melhor, Caco.

Junto a Joan Ganz Gooney, criou e produziu um programa infanto-juvenil educativo chamado Sesame Street, cujo sucesso foi tão grande que acabou tendo uma versão brasileira, A Vila Sésamo co-produzido pela TV Cultura e pela TV Globo de 1973 a 1977, com nova versão produzida pela TV Cultura a partir de 2007 tendo Garibaldo como personagem principal.

Em 1976 passou a produzir The Muppet Show, no qual os personagens Caco, Fozzie, Gonzo, Rizzo, Senhorita Piggy e outros recebiam convidados especiais, tais como Elton John. O sucesso foi tanto que foram lançados filmes com os personagens e estes permanecem na mídia até hoje.

 

Com o sucesso dos Muppets, Jim Henson e Frank Oz decidiram apostar em um longa que explora a fantasia, mas tem um tom muito mais sombrio. Trata-se de O Cristal Encantado, filme que deu origem à série. O visual do filme e sua história não foram muito bem recebidos na época do lançamento, todavia, com o tempo acabou criando uma forte base de fãs, sendo indicado como um dos melhores filmes de fantasia pela American Film Institute e ganhando um Saturn Award. Conheça mais no vídeo abaixo.

Em 1986, em parceria com a Lucasfilm, Ltd., Henson lançou o filme Labirinto: A Magia do Tempo, mais um filme fantasia com puppets, dessa vez com humanos nos os papéis principais, contando inclusive com David Bowie no papel de Jareth. Conheça mais nos vídeos.

Em 1990 Henson e a Disney se uniram e dessa parceria surgiu a série Família Dinossauros.

Ainda em 1990, no dia 16 de maio de 1990, Jim Henson faleceu em decorrência de uma pneumonia, mas seu legado permanece até hoje, já que suas criações passaram a fazer parte do lar e da criação de muitos fãs.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Apenas uma garota que ama filmes, séries e livros. Veja mais conteúdos sobre filmes e séries no Canal Daniele Freitas e no Blog: Pipoca Pensadora.

Leia também