Artigos

Awake, final explicado. O que causa a insônia? Entenda o fim do filme da Netflix

Com Gina Rodriguez, famosa pela série de comédia romântica Jane The Virgin, como a protagonista, Awake chegou na Netflix em junho e rapidamente se tornou um dos filmes mais assistidos da plataforma.

Para conhecer o elenco completo do filme, clique aqui!

Neste post, vamos resumir o filme e falar sobre o seu final. Como dormir, no final das contas? Entenda!

Sobre o filme

Quando a histeria global segue após uma catástrofe misteriosa varrer todos os aparelhos eletrônicos e tirar a capacidade da humanidade de dormir, os cientistas correm contra o relógio para encontrar uma cura para a insônia inexplicada antes que seus efeitos fatais matem a raça humana.

Quando Jill, uma ex-soldado, descobre que sua filha pode ser a chave para a salvação, ela deve decidir se protegerá seus filhos a todo custo ou se sacrificará tudo para salvar o mundo.

O que causou toda essas catástrofe? Jill teve sucesso e há cura?

O final explicado 

O filme começa com Jill indo para a casa de sua mãe para uma visita com seus filhos, dos quais ela perdeu a custódia. Sua filha Matilda e seu filho Noah não estão entusiasmados em ir com a mãe, mas logo depois de entrar no carro, Jill perde o controle quando toda a eletricidade começa a falhar do nada.

Eles batem e o carro cai na água. Jill luta para tirar seus filhos, e quando ela conseguir vir à superfície, vê Matilda na praia sendo ressuscitada por um policial.

Ele explica que os aparelhos eletrônicos pararam de funcionar e os manda ir para o hospital. Porém, quando eles tentam fazer isso, fica lotado de pessoas e, estranhamente, os pacientes em coma começam a acordar. Jill traz seus filhos de volta para a casa de sua mãe, onde eles tentam se reagrupar, mas naquela noite ninguém consegue dormir – exceto Matilda.

Jill, volta ao hospital em que trabalha para roubar mais drogas, que ela já havia feito no começo do filme, mas é confrontada por seu ex-chefe do exército Murphy, que revela que há insônia em massa mas que há uma mulher que consegue dormir e que precisa da ajuda de Jill, que recusa ajudar. Depois, ela confidencia ao filho de Murphy, Brian, que sua filha estava dormindo mesmo após o “evento”.

Ela segue para a garagem onde seu traficante trabalha e descobre que ele foi assassinado por seus amigos. Jill os ouve explicando que qualquer coisa com um microchip é estragado na hora, mas os carros anteriores aos anos 1980 não tinham nenhum, então eles ainda podem funcionar.

Depois que eles saem, ela rouba um molho de chaves e pega um carro velho antes de ir para a casa de sua mãe, e descobre que Matilda foi com sua mãe para a igreja onde os fiéis, privados de sono e ansiosos, rapidamente se viram e até expõem a ideia de sacrificar Matilda a deus para ajudá-los a dormir.

Brian, Jill e Noah chegam, e Brian tenta convencê-los a deixar Matilda ir e é baleado no olho por um policial.

O pânico se instala, e a mãe de Jill diz a Matilda para correr; Jill encontra Matilda se escondendo e, junto com seu filho, fogem, deixando a avó para trás. Enquanto Jill caminha para o ‘centro’ onde a outra mulher capaz de dormir está sendo testada, ela tenta ensinar sua filha como sobreviver.

No caminho, eles são interceptados por um grupo de prisioneiros recém-libertados, um deles rouba seu carro enquanto o outro os ameaça. Mas então o ladrão de carros retorna e os ajuda a escapar.

Ele diz para chamá-lo de Dodge, e eles continuam seu caminho para o norte em direção ao ‘centro’. Quando eles chegam lá, Dodge sai com o carro e Jill instrui Matilda a ficar com seu irmão em uma casa abandonada que tem comida suficiente para uma semana, e se ela não voltar, que continue fazendo o caminho para o norte.

Jill entra escondida no centro e confronta a outra mulher que pode dormir e implora para ela cuidar de Matilda, como a única pessoa que aparentemente sobreviverá à insônia. A mulher diz que tudo está errado e que ela deveria estar morta.

Murphy descobre Jill e revela que eles acham que a insônia se deve a uma explosão solar que afetou o sistema glifático dos humanos, fazendo com que nossos relógios internos fritassem, o que resultou em insônia. Dodge então chega em cena com as duas crianças e elas são sequestradas, e Matilda é testada.

Delirando por falta de sono, Jill continua se esquecendo de onde está, mas consegue se libertar mesmo depois que seu filho também delirante tenta matá-la.

A outra mulher adormecida morre e os cientistas começam a entrar em pânico. Jill luta para resgatar Matilda, mas Murphy tem uma faca na garganta de Matilda. No entanto, ela começa a morrer lentamente, e Matilda aponta que o assistente de Murphy não limpou o ar da seringa antes de injetar o coquetel de drogas em Murphy.

Murphy morre e Jill pega Matilda para tentar escapar. Porém, elas descobrem que Noah está aparentemente morto, pois ele estava delirando antes de tomar um choque e ficar inconsciente.

Matilda pega o desfibrilador e dá um choque em Noah, mas a carga a faz voar e ela desmaia. Quando Matilda acorda, Jill está agarrada ao corpo aparentemente sem vida de Noah, daí ela vai o chamar e do nada ele começa a respirar.

Depois, Noah leva Jill para a parte de trás de um caminhão, enquanto Matilda vai buscar uma maca, mas a maca fica presa no distintivo do xerife do policial morto e ela tem uma epifania: percebe que pode dormir porque tinha tecnicamente morrido no acidente de carro. Da mesma forma, Noah estava morto antes que ela o desfibrilasse.

Seguindo essa lógica, eles trazem Jill para a água e a afogam. Eles a trazem para fora e Noah começa a fazer massagem cardíaca em Jill. A câmera se aproxima dos olhos sem vida de Jill e depois escurece. Então, ouvimos Jill suspirar.

Portanto, a moral da história é que não há cura, exceto morrer e, com sorte, ser ressuscitado e, enquanto isso, toda a humanidade se torna egoísta e assassina como todo filme pós-apocalíptico.

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também