Águas Profundas é baseado em fatos reais? Entenda a história por trás do filme do Amazon Prime

Águas Profundas (Deep Water) é um filme de suspense erótico que foi filmado em 2020, quando os protagonistas Ben Affleck e Ana de Armas ainda estavam namorando.

Após muita espera, o filme finalmente chegou no catálogo do Amazon Prime Video e está fazendo muito sucesso.

Na trama, Vic (Ben Affleck) e Melinda Van Allen (Ana de Armas) são um jovem casal atraente, cujos jogos mentais sofrem uma reviravolta quando as pessoas ao seu redor começam a aparecer mortas.

LEIA TAMBÉM

O casal evita o divórcio em um casamento sem amor, permitindo que cada um tenha seus próprios amantes, mas tudo fica conturbado quando a fachada da vida suburbana americana é exposta.

O filme está fazendo bastante sucesso e por se tratar de uma história muito envolvente, muitos ficaram se questionando se Águas Profundas foi baseado em fatos reais.

Águas Profundas é baseado em fatos reais?

A resposta é: Não, Águas Profundas não é baseado em uma história real. O filme é baseado no romance de suspense psicológico de Patricia Highsmith de 1957 com o mesmo nome e segue um roteiro de Zach Helm e Sam Levinson.

Tudo é costurado pelo conhecido diretor Adrian Lyne, que dá vida a uma versão moderna do romance dos anos 50. Embora a premissa central permaneça próxima do livro original e ainda mantenha os nomes dos personagens principais, alguns detalhes foram atualizados para corresponder aos tempos atuais.

Na verdade, o romance de Highsmith, o quinto de seus thrillers psicológicos, já foi traduzido para as telas em algumas outras ocasiões.  Ao todo, os romances de Highsmith foram adaptados em mais de duas dúzias de filmes.

Embora o livro tenha uma tendência predominantemente de suspense psicológico, o filme de Lyne tem um forte tom erótico. O casal central e seu relacionamento, além de seguirem a intrigante trama, também parecem oferecer comentários sobre os relacionamentos sexuais modernos e o casamento.

Adrian Lyne é bem conhecido por seu trabalho em filmes icônicos como Fatal Attraction, 9 1/2 Weeks, Proposta Indecente, A Escada de Jacob e Infiel.

Em Águas Profundas, o diretor tece uma dinâmica complexa entre o casal central, explorando seu relacionamento enquanto também envolve o entendimento não dito entre eles em mistério.

Assim como Vic e Melinda, o público não sabe se o relacionamento deles está se curando ou caminhando para uma implosão violenta. As perspectivas dos personagens principais também são detalhadas de forma que seus motivos sejam fáceis de seguir, tornando a narrativa ainda mais intrigante.

Assim, Águas Profundas teve grande influência dos thrillers psicológicos de Highsmith e Lyne, com o último também absorvendo uma rica exploração das relações sexuais modernas em seu filme.

A história é completamente fictícia, mas tenta explorar a dinâmica e as emoções humanas de forma realista. A premissa, embora pouco convencional, permanece crível o suficiente para levar a sério os dilemas dos personagens centrais, com o aspecto de um “crime passional” à espreita em segundo plano.

Com isso, Águas Profundas pode até ser confundido com um mistério de assassinato, mas o filme (e o livro em que se baseia) é uma narrativa ficcional muito mais elaborada que joga com emoções e relacionamentos humanos profundos.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Sou Natália: uma UX Designer apaixonada por filmes e séries de suspense e ficção científica. Aqui no site, crio um conteúdo de fã para fã, explorando os assuntos mais procurados da cultura pop.
Deixe seu comentário

Leia também