A Vida Mentirosa dos Adultos é baseada em fatos reais? Conheça a história por trás da série da Netflix

A Vida Mentirosa dos Adultos é uma série italiana de drama que chegou no catálogo da Netflix e é a dica perfeita para quem está procurando algo comovente para maratonar.

Na trama, que se passa em Nápoles da década de 1990, uma adolescente retoma o contato com a tia, odiada pelos pais, para entender melhor as próprias raízes.

  • A Vida Mentirosa dos Adultos é baseada em fatos reais?

Não, A Vida Mentirosa dos Adultos não é inspirada em eventos reais, no entanto, é uma adaptação do livro de mesmo nome de Elena Ferrante, que teve inspiração em sua própria vida quando jovem e das mudanças que vivenciou em sua própria adolescência.

Assim como qualquer outra jovem, ela mentia e era punida por isso. Mas quando parou para prestar atenção nos adultos, descobriu que eles mentiam tanto quanto ela, mesmo que por outros motivos.

Durante uma entrevista, Elena Ferrante revelou:

“Por volta dos quatorze anos, depois de muita humilhação, decidi crescer e parar de mentir. Mas aos poucos fui descobrindo que enquanto minhas mentiras infantis eram exercícios de imaginação, os adultos, tão avessos à mentira, mentiam com facilidade para si mesmos e para os outros, como se a mentira fosse a ferramenta fundamental que lhe dava consistência, e significado, e permitia que você resistisse ao confronto com o próximo, para aparecer para seus filhos como um modelo de autoridade. Algo dessa impressão adolescente inspirou a história de Giovanna.”

Ferrante ambientou a história em Nápoles, que também serviu de pano de fundo para seus outros romances. Segundo ela, escolheu este lugar porque foi onde ela cresceu e conhece intimamente.

Para os personagens, Ferrante tentar olhar para fora na hora de dar um visual especial a eles. Mas ela olhou para dentro quando se tratava de explorar sua psicologia. Ela afirmou que todos os personagens da história “incluindo os homens, têm algo de [Ferrante] neles”.

A autora explicou ainda:

“Se sabemos bastante sobre os corpos dos outros, a única vida interior que realmente conhecemos é a nossa. Então é relativamente fácil aprender a olhar e a captar um gesto significativo, uma expressão, os traços do andar de alguém, um modo de falar, um olhar eloquente. É impossível, no entanto, entrar na mente de outra pessoa.”

A autora dependia da “voz barulhenta” dentro de sua cabeça para separar as personalidades e os processos de pensamento de seus personagens. A sua “exaustiva auto-análise ajudada por uma imaginação vívida” permitiu-lhe criar uma distinção entre todas as personagens, dando a cada uma delas uma vida única e uma voz única.

Embora haja muitos adultos na história, Ferrante escolheu escrever A Vida Mentirosa dos Adultos através da perspectiva de uma adolescente, porque acha emocionante escrever sobre essa idade.

“Desconfio que um pedacinho da adolescência espreita em todos os livros, seja qual for o assunto, justamente por ser uma fase de trovões, raios, tempestades e naufrágios”, acrescentou.

Considerando tudo isso, é justo dizer que, embora A Vida Mentirosa dos Adultos não seja baseado em uma história verdadeira, possui muitos traços e está profundamente enraizado na realidade.

A autora da história, que também atua como roteirista da série na Netflix, construiu a história de tal forma que o público não pode deixar de se sentir conectado a ela, vendo algum reflexo próprio em Giovanna e em sua vida.


Também vai gostar!

Se você está procurando uma boa série para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Sou Natália: uma UX Designer apaixonada por filmes e séries de suspense e ficção científica. Aqui no site, crio um conteúdo de fã para fã, explorando os assuntos mais procurados da cultura pop.
Deixe seu comentário

Leia também