A Vida de Togo é baseado em fatos reais? Entenda a história por trás do filme da Netflix

Dirigido por Israel Adrián Caetano, A Vida de Togo da Netflix é um filme de suspense policial que segue o protagonista, um homem idoso que trabalha como atendente de carro perto de um supermercado.

Embora a falta de moradia seja difícil, ele a administra através da gentileza e sinceridade de estranhos em relação ao seu trabalho. Togo faz amizade com Mercedes, uma adolescente que sai de um ambiente familiar conturbado para morar nas ruas e ajudá-lo com o estacionamento do carro.

No entanto, sua vida monótona logo é interrompida quando traficantes locais ameaçam eles e seus amigos para vender drogas.

Recusando-se a fazer parte das atividades dos criminosos, Togo decide enfrentá-los e proteger o bairro que lhe é caro.

A narrativa envolvente do filme, juntamente com performances ótimas de atores como Diego Alonso, Catalina Arrillaga e Néstor Prieto, mantém o público torcendo pelo protagonista até o fim. Além disso, o retrato realista das questões sociais nos faz pensar se A Vida de Togo aconteceu de verdade.

A Vida de Togo é baseado em fatos reais?

Não, A Vida de Togo não é baseado em uma história real. Foi adaptado de um roteiro original de Israel Adrián Caetano, que também dirigiu o filme.

Apesar de ser um conto fictício, o filme de drama explora vários problemas prevalentes na sociedade urbana, incluindo tráfico de drogas, falta de moradia, bem como o impacto de conflitos familiares na saúde mental de uma pessoa.

Além disso, em uma entrevista de janeiro de 2022 à Variety, o diretor compartilhou como escreveu a história a partir de suas observações da população imigrante do Uruguai, especialmente após a crise econômica de 2002.

“Moro no Uruguai há um ano e estou descobrindo que há muitas histórias para contar. O país tem muitas qualidades únicas e ultimamente tem experimentado um grande afluxo de imigrantes, especialmente da Venezuela e Cuba, o que provoca mudanças, boas e ruins”, disse Caetano.

Curiosamente, Togo é descendente de africanos, e o diretor expôs o motivo da escolha do protagonista da referida comunidade.

Caetano acrescentou: “Cerca de 13% da população do Uruguai é de ascendência africana, mas eles são marginalizados, praticamente invisíveis”. Através do personagem de Togo, ele quis retratar o aumento gradual dos sem-teto entre a comunidade africana na capital do Uruguai, Montevidéu, e como eles sobrevivem frugalmente fazendo trabalhos braçais. Além disso, ele queria explorar sutilmente o racismo social enfrentado pelas pessoas.

Mantendo todos esses temas em mente, o diretor escreveu a história em fevereiro de 2021, e a Netflix imediatamente a pegou para produção. A Vida de Togo explora ainda mais como a vida nas ruas é frequentemente associada aos cartéis de drogas, pois estes podem oferecer dinheiro rápido e fácil para a sobrevivência.

Assim, a forte relutância do protagonista em se entregar a tal atividade e as implicações que ele enfrenta devido à sua decisão parecem conectadas à realidade.

Portanto, o filme é uma obra de ficção, mas se baseia em problemas sociais e histórias reais para tecer uma narrativa crível e personagens que geram empatia na mente do público.

Embora tenha alguns elementos dramáticos que podem não parecer muito realistas, A Vida de Togo‘ sensibiliza os espectadores sobre uma seção muitas vezes negligenciada da sociedade e transmite uma mensagem poderosa sobre coragem e retribuição à comunidade.


Também vai gostar!

Se você está procurando um bom filme para assistir, confere o vídeo abaixo que tem uma ótima dica para você ver hoje mesmo. Ah, e não esquece de se inscrever. Temos vídeos novos TODO dia!

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também