Artigos

A Nuvem, final explicado. Karim e Virginie morrem? Entenda o fim do filme da Netflix

A Nuvem, o final explicado

A Nuvem, ou The Swarm, é o novo filme francês de terror da Netflix dirigido pelo Just Philippot.

O filme acompanha Virginie que mora numa fazenda com os filhos Laura e Gaston, criando gafanhotos como fonte de proteína.

Com preocupações de dinheiro e problemas no cotidiano, criando tensões filhos e vizinhos. Porém, tudo isso muda quando ela descobre que os galfanhotos gostam de sangue.

Entenda o fim do fim, com spoilers:

O final explicado

O filme começa com Virginie cuidando de seus gafanhotos, que parecem fracos e moribundos. Ela recorre a fóruns online para obter ajuda e é orientada a alimentá-los com mais grama.

Descobrimos então que sua fazenda, que produz farinha de alfarroba com alto teor protéico, está diminuindo devido à baixa produção. Quando um de seus compradores se recusa a fazer negócios com ela pelo mesmo motivo, ela pede ajuda a um velho amigo, Karim.

Karim fica feliz em emprestar dinheiro à ela, e ficamos sabendo que o falecido marido de Virginie o ajudou a estabelecer seu negócio. Virginie tem 2 filhos que a ajudam com a fazenda, mas também têm que fazer sacrifícios pelos fracassos do negócio.

Sua filha adolescente, Laura, está muito frustrada por causa das constantes provocações que ela tem de suportar na escola por ser filha de uma criadora de gafanhotos.

Depois de trabalhar duro para aumentar sua produção, Virginie finalmente perde o controle quando um criador de patos lhe oferece uma ninharia por seu estoque.

Enquanto tenta destruir sua fazenda, ela se machuca e encontra os gafanhotos estranhamente atraídos por sangue. Logo, aqueles que consumiam seu sangue tornam-se maiores e mais vigorosos, levando a desesperada dona da fazenda a se cortar e dar mais sangue aos insetos que enxameavam.

Os resultados são imediatos e Virginie logo começa a expandir sua fazenda. Ela complementa seu estoque crescente com grandes quantidades de sangue que ela encomenda do departamento da fazenda.

No entanto, quando seu fornecedor de sangue para de fornecer, ela tem que voltar a encontrar outras fontes para alimentar seus gafanhotos. Além de seu próprio sangue, ela também alimenta o cachorro do vizinho e o gado de fazendas próximas.

Laura, que observa a mudança de comportamento da mãe com preocupação, abre os sacos contendo gafanhotos com muita raiva. O enxame que surge é mortal e leva embora a cabra de estimação da família.

Poucos dias depois, quando seu irmão mais novo, Gaston, está em um acampamento de futebol, Laura vê sua mãe sentada no cercado de gafanhotos, coberta de insetos enquanto os alimenta com o braço e soluça de dor. Perturbada, Laura pede que Karim venha imediatamente.

  • Karim e Virginie morrem?

Karim leva mãe e filha para sua casa, mas Virginie insiste em voltar para sua fazenda. Em sua ausência, seu vizinho intrometido vai até o cercado dos gafanhotos à procura de seu cachorro, mas, em vez disso, é atacado por insetos sanguinários.

Ao deixar Laura e sua mãe em sua casa, Karim foge para dentro do recinto e fica chocado ao ver o cadáver. Percebendo que algo perturbador está acontecendo, ele imediatamente ateia fogo em todos os recintos da fazenda, liberando um enxame massivo de gafanhotos assassinos.

Apesar de se refugiar na casa, Karim logo é atacado pelos insetos. Laura corre em direção ao lago próximo, com o enxame logo atrás. Ela se refugia sob um barco, que os gafanhotos atacam violentamente.

Quando ela não consegue mais mantê-los sob controle, Virginie aparece na margem do lago e se corta, espalhando o sangue por todo o rosto e braços. O enxame é atraído por ela e a envolve enquanto Laura assiste, horrorizada.

Nas cenas finais do filme, uma Virginie fortemente abalada emerge do lago, ainda coberta de sangue, mas livre dos insetos, e abraça a filha.

O destino de Virginie está por um fio durante o clímax do filme, primeiro quando ela tenta apagar o fogo violento em sua fazenda e depois quando tenta se sacrificar para salvar sua filha.

Ela sobrevive ao fogo, mas se cobrir com sangue para atrair o enxame quase a mata. Até agora, todos os seres vivos que o enxame envolveu encontraram um fim realmente desagradável – começando com a cabra da família e o cachorro do vizinho, até o próprio vizinho em pessoa e, finalmente, Karim.

Infelizmente para o amigo leal de Virginie, o enxame de gafanhotos invade a casa onde ele está se refugiando e arranca brutalmente sua carne. Temos um vislumbre de seu corpo mutilado enquanto Virginie corre pela casa à procura de Laura.

Com mãe e filha se abraçando e finalmente livre do enxame, a cena final nos diz que o desesperado colhedor de gafanhotos está bem vivo.

Apesar de se cobrir com sangue e ser atacada por insetos cruéis, ela sobrevive por causa do lago em que entra. Os gafanhotos são incapazes de segui-la na água e se afogar, deixando-a relativamente ilesa.

Portanto, embora pareça que ela está perdida e não pensando com clareza, Virginie na verdade faz um uso muito oportuno de seu conhecimento sobre gafanhotos para salvar a si mesma e a sua filha.

Karim, que antes se encontrava preso em uma sala com o enxame mortal, morre porque não há oportunidade para ele escapar.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também