A morte na quarta temporada de La Casa de Papel foi necessária?

A última temporada de La Casa de Papel chegou na Netflix dia 3 de abril e já está sendo maratonada pelos assinantes. Portanto, este texto terá muitos spoilers!

Como vimos no final da terceira temporada, Nairóbi ficou entre a vida e a morte após ser baleada no plano feito pela Inspetora Sierra. A parte quatro chegou e a primeira resolução de problema foi deixar claro se ela sobreviveria ou não àquela cirurgia.

Bom, sobreviveu. Episódios depois, Gandia, o chefe de segurança do Banco da Espanha, usou ela como uma moeda de troca para tentar sair vivo da situação em que se encontrava, porém, não cumpriu sua palavra e deu um tiro em sua na cabeça.

Aí me perguntei se isto foi necessário – ou justo – naquele momento.

Do ponto de vista emocional, com certeza não, afinal, Nairóbi foi uma das personagens mais desenvolvidas da série justamente para nos fazer apegar a ela. Nós sabemos de suas fraquezas, suas forças, seus sonhos, seus objetivos. Tudo sobre a personagem foi deixado bem claro, principalmente nesta última temporada, para fazer com que a despedida fosse sofrida. E isso é normal. Porém, para mim, esse desenvolvimento de personagem poderia continuar e os roteiristas manterem ela viva, pois seu carisma era único no grupo e trazia uma ótima dinâmica entre as relações ali dentro.

Do ponto de vista técnico, eu também não gostei. O roteiro nos fez acreditar que ela ficaria viva, aí alguém lá dentro pensou: “e se a gente enganar todo mundo e matar ela depois?” Fizeram isso e forçado, pois sua morte era evitável e claramente foi colocada ali para chocar. Gandia a matou e saiu vivo. Como? Só Jesus sabe. Não se justificava arriscar matá-la, visto que seria impossível – em situações normais – ninguém acertar um tiro nele depois.

É sabido que La Casa de Papel está continuando por conta do dinheiro investido pela Netflix, e que essa história está sendo pensada conforme as coisas vão acontecendo. Alguém teria que morrer para causar o sentimento de perda e veracidade, afinal, é o maior assalto da história e pessoas vão morrer no meio do caminho.

Nairóbi fazia parte do grupo das mulheres lá dentro, que já é pequeno. Entendendo que tem que haver mortes, e que representatividade também importa, além do já explicado ali em cima, com certeza o mais interessante seria matar Denver ou Rio, por exemplo, que tem a mesma importância na história e causaria um grande apelo por parte dos fãs.

Para mim morreu a melhor personagem e não fez sentido nenhum.

O Tem Alguém Assistindo? também está no Google News. Vem saber tudo sobre séries e filmes! Siga-nos!
Deixe seu comentário

Leia também