Dicas

9 filmes brasileiros que contam a história do país para assistir no feriado de Tiradentes

Nada melhor que um feriado para curtir no sofá ou na cama uns bons filmes, certo? Na lista de hoje, separamos 9 filmes brasileiros recheados de cultura, para aprender e conhecer melhor a história do Brasil, de seus momentos mais sombrios àqueles cômicos, de arrancar risadas de todo mundo. E viva Tiradentes? Viva!!

Pipoquinha pronta? Dá o play!

Xica da Silva (1976)

Aqui temos uma combinação que aparece diversas vezes no cinema nacional: direção de Cacá Diegues para uma obra de José Felício dos Santos. O filme, baseado no livro “Memórias do Distrito de Diamantina”, é a cinebiografia da escrava Chica da Silva, interpretada pela atriz Zezé Mota. Passado no século XV nas ruas de Diamantina, o filme mostra a história de amor de João Fernandes (Walmor Chagas), que ao se apaixonar pela escrava a torna uma dama da sociedade mineira – e toda os mexericos que advém disso. O filme foi um grande sucesso e levou 3.183.493 de pessoas nos cinemas e é a 22ª maior bilheteria entre os longa-metragens produzidos pela Embrafilme.

Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil (1995)

Dirigido por Carla Camurati, esse é um dos mais importantes filmes nacionais, afinal é responsável pelaretomada do cinema brasileiro. O filme estrelado por Marieta Severo como Carlota Joaquina, Marco Nanini como D. João VI e Marcos Palmeiras como D. Pedro I, retrata a vinda da família real para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, pelos olhos de Carlota Joaquina. Mostrando o casamento arranjado entre Carlota e D. João, a vinda para o país e o retorno a Portugal, tem a célebre cena de Carlota limpando seus sapatos para não levar nada do Brasil. Uma boa comédia para o feriado.

Guerra dos Canudos (1997)

Dirigido por Sérgio Rezende o filme retrata, como o nome mesmo diz, a Guerra de Canudos, um levante liderado pelo líder espiritual Antônio Conselheiro (José Wilker) contra o exército brasileiro. Os revoltados lutavam contra o alto valor dos impostos cobrados pela recém então formada república. O filme tem no elenco Cláudia Abreu, Marieta Severo, Paulo Betti, José de Abreu, Selton Mello, Tonico Pereira, entre outros grandes nomes. Demorou quatro anos para ficar pronto e foi um dos primeiros a ser exibido pela Rede Globo no formato de Minissérie.

Olga (2004)

Dirigido por Jayme Monjardim, o filme é a cinebiografia de Olga Benário (Camila Morgado), uma jovem judia comunista que ao fugir para Moscou recebe treinamento militar e fica encarregada de acompanhar e proteger Luiz Carlos Prestes (Caco Ciocler). Ao chegarem no Brasil os dois se tornam parceiros na vida e políticos, lutando contra o governo Vargas. O filme ainda tem no elenco Fernanda Montenegro vivendo Dona Leocádia Prestes.

Memórias de um Cárcere (1984)

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, o filme baseado no livro de mesmo nome escrito por Graciliano Ramos enquanto esteve preso. O filme começa com a prisão do escritor, vivido por Carlos Vereza, na década 1930, sob a acusação de fazer parte do partido comunista. A partir daí, narra a vida do escritor na prisão e acontecimentos da época. O filme, que ainda conta com Glória Pires e José Dumont no elenco, foi premiado no Festival de Cannes e é o 29º na lista dos melhores filmes brasileiros da história.

1964 – Um Golpe Contra o Brasil (2013)

Dirigido por Alipio Freire, o filme é uma realização do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT – TV dos Trabalhadores, com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Através de fotos, vídeos e entrevistas com 22 protagonistas da história (entre eles o do ex-ministro do Trabalho de João Goulart, Almino Affonso, e Aldo Arantes, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1961 e 1962) sobre o que ocorreu entre a campanha de Jânio Quadros para presidente, em 1960, e a posse do marechal Castelo Branco, em 15 de abril de 1964. O filme se encontra completo no Youtube.

O que é isso companheiro? (1997)

Dirigido por Bruno Barreto, “O que é isso Companheiro?” retrata um episódio real ocorrido em setembro de 1969. O filme conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos Charles Burke Elbrick por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra a ditadura militar do país na época e pretendiam trocar o embaixador por presos políticos. Com Luiz Fernando Veríssimo, Pedro Cardoso, Cláudia Abreu, Fernanda Torres, Caio Junqueira e Fernanda Montenegro no elenco, o filme foi um grande sucesso e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Dirigido por Cao Hamburguer, esse filme semi-autobiográfico conta a história de Mauro (Michel Joelsas). Aos 12 anos ele fica sob a guarda de um judeu ortodoxo quando seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar. O filme, que tem Paulo Autran, Simone Spoladore e Caio Blat no elenco, foi um dos pré-selecionados para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007.

Democracia em Vertigem (2019)

“Democracia em Vertigem” é um documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa. O filme acompanha o passado político da cineasta de maneira pessoal e íntima no contexto do primeiro mandato do presidente Lula até o processo que culminou com o impeachment de Dilma Rousseff, analisando a ascensão e quedadesses governantes e a consequente crise político-econômica no Brasil.

Estreou mundialmente no Festival de Sundance e foi lançado no Netflix em junho do mesmo ano. Em janeiro de 2020 foi anunciado como um dos indicados ao Melhor Documentário de Longa Metragem na 92.ª cerimônia do Oscar, mas acabou não levando a estatueta.

E para ficar em casa vendo todo esse show de atuação, história e cinema brasileiro, você pode utilizar cupons de desconto para comprar aquelas guloseimas deliciosas. Aí sim é cinema de verdade!

Gostou? Depois conta para a gente o que achou dos filmes e a sua lista dos nove melhores filmes que contam a história a cultura do país.

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também