Curiosidades

19 curiosidades de La Casa de Papel que você não sabia!

Se você já está com saudades e precisa de novas informações sobre a série, veja abaixo 19 curiosidades sobre La Casa de Papel que provavelmente você não sabia!

1 – Localizações

Para começar as filmagens, a Casa da Moeda e Doorbell foi recriado, que é onde a série acontece. No entanto, na realidade, a fachada pertence ao CSPC (Conselho Superior de Pesquisas Científicas). Os interiores, por sua vez, são filmados em estúdios, muitos deles no mesmo set onde Vis a Vis foi gravado, na propriedade industrial La Mina de Colmenar Viejo (Madri), embora as semelhanças sejam difíceis de reconhecer.

2 – Bella Ciao

A música icônica da série, Bella Ciao, que aparece no episódio final da primeira temporada, é na verdade um hino partidário adaptado de uma antiga canção do folclore italiano do final do século XIX.

É um hino antifascista que exige liberdade e sobrevivência em tempos difíceis e que, apesar de ter sido usado durante a Segunda Guerra Mundial para resistir a Benito Mussolini, foi regravado por muitos artistas e em várias línguas como protesto.

3 – Nome espanhol

La casa de papel, seu título original em espanhol, é o edifício onde o dinheiro é impresso na Espanha.

4 – Nome internacional

A série foi distribuída fora da Espanha sob o nome Money Heist.

5 – Primeiro título

Inicialmente, a série deveria ser chamada de The Evicted (O despejado), já que todos os ladrões tiveram suas casas removidas.

6 – Cor temática

Na série, o vermelho é uma cor representativa que é encontrado tanto no vestuário (o macacão característico dos ladrões) quanto em outros adereços como o telefone, megafones ou até em post-it. Esta fórmula assemelha-se à já feita em outra série espanhola, Vis a Vis, com a cor amarela (série com a qual compartilham os mesmos produtores executivos).

7 – Referências

O personagem de Tóquio é inspirado no corte de cabelo e estilo de vestido de Natalie Portman no filme León (1994).

Entre suas referências também podemos encontrar pequenos momentos que lembram a fita Reservoir Dogs no episódio piloto, como o momento em que os nomes são atribuídos aos ladrões ou uma lenta “caminhada” de todos os membros da banda.

8 – Escolha de músicas

O professor toca no piano para Raquel o tema “The Sting”, pertencente a um filme sobre uma banda que tenta conseguir o golpe perfeito.

9 – Máscaras

As máscaras usadas trazem a o rosto de Salvador Dalí.

10 – O ‘tique’ do professor

Já que Álvaro Morte, ator que dá vida ao professor, não está acostumado a usar óculos, ao longo da série vemos seu peculiar tique, enquanto ele toca continuamente os óculos em movimento sutil.

11 – Adereços

Para criar o efeito de vidro quebrado, o açúcar espalhado no chão foi usado durante os tiroteios. Por outro lado, as armas expeliram ar comprimido e foram manipuladas por profissionais.

12 – Cidades

Não só os personagens tinham pseudônimos de cidades – Tóquio, Berlim, Nairobi, Moscou, Rio, Denver, Oslo, Helsinque – cujos nomes reais aparecem no vídeo que fecha a série (embora alguns de nós já os conhecêssemos), mas os nomes dos planos seguiram o mesmo tema: Valência, Chernobyl ou Camarões. Até o bar se chamava Hanói.

13 – Impressão do dinheiro

O dinheiro foi impresso maciçamente graças aos jornais do jornal ABC. Não poderia ser feito com os instrumentos reais da Casa da Moeda por razões de segurança.

14 – Argumento original

No início, assumiu-se que a razão pela qual os ladrões iriam fazer parte do mesmo grupo era que todos sofriam de doenças terminais.

15 – Um episódio piloto muito bem trabalhado

Em La Casa de Papel, foram feitas 52 versões do episódio piloto em que mais e mais detalhes da trama foram polidos.

16 – Todo mundo quer aparecer

Alguns membros da equipe técnica também queriam aparecer na frente das câmeras. Assim, vemos Alejandro Bazzano, um dos diretores, interpretando um médico sérvio no final da série, e Daniel Higueras, diretor assistente, dando vida a um funcionário que atende Raquel em uma loja.

17 – Duração dos episódios

Devido à tendência na Espanha de uma duração maior do espaço televisivo no horário nobre em comparação com outros países, a Netflix teve que encurtar episódios para 40 minutos para distribuição internacional, passando assim de 9 para 13 capítulos em sua primeira temporada.

18 – Primeiro projeto como produtor

La Casa de Papel é o primeiro projeto de ficção realizado por Álex Pina através de sua própria produtora (Vancouver Media).

19 – Prêmios

La Casa de Papel ganhou o prêmio Iris de melhor roteiro e, além disso, ganhou cinco indicações no Feroz Awards. Estes foram: Melhor série de drama, Melhor ator principal de uma série (Álvaro Morte), Melhor atriz principal de uma série (Úrsula Corberó), Melhor ator coadjuvante em uma série (Paco Tous) e Melhor atriz coadjuvante em série ( Alba Flowers). No 2018 Monte Carlo Television Festival, La Casa de Papel também ganhou o prêmio de melhor série de drama.

Além disso, La Casa de Papel fez história ao se tornar a série mais assistida da Netflix de língua não inglesa e ser a primeira série espanhola com um Emmy Internacional, obtendo o prêmio de Melhor Drama.

Fonte: Sensacine

Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo toda semana. Se inscreve!
Deixe seu comentário

Leia também